A contribuição da psicomotricidade no desenvolvimento motor dos alunos da educação infantil / The contribution of psychomotricity in the motor development of children's education students

Glailse Ferreira da Silva, Maria Neurismar Araújo de Souza, Maria Iranilda Meneses Almeida, Bruna Oliveira Alves, Caio Cesar da Silva Araújo, Itamárcia Oliveira de Melo, Kessiane Fernandes Nascimento, Leandro Nascimento Borges

Abstract


O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições da psicomotricidade para o desenvolvimento motor dos alunos da educação infantil. Participaram do estudo 14 professores da Educação Infantil de cinco escolas da rede pública de Caucaia. O estudo trata-se de uma pesquisa transversal de natureza qualitativa e quantitativa de estatística descritiva, foi utilizado questionários e a aplicação do TCLE . Percebeu-se que todos os professores participantes da pesquisa tiveram conhecimento da psicomotricidade em sua formação. Considerando importantes os aspectos coordenação motora fina, equilíbrio, lateralidade e esquema corporal, como os mais utilizados em sala de aulas. De acordo com os docentes participantes da pesquisa, é de suma importância a presença de um profissional de Educação Física na Educação infantil. Diante dos resultados e discussões obtidos nesse estudo constatou-se que as crianças das cinco escolas estudadas, não recebem 100% da contribuição que a psicomotricidade proporciona para elas, pois os docentes não abordam todos os aspectos psicomotores por não terem conhecimento suficiente na área.


Keywords


Psicomotricidade. Educação Infantil. Desenvolvimento Motor.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-178

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