A evasão em cursos de licenciatura em um instituto federal / Evasion in teaching education courses at a federal institute

Mônica Moraes, Rosenilde Nogueira Paniago, Celso Martins Belisário, Adrielly Aparecida de Oliveira, Patrícia Gouvêa Nunes, Suzana Maria Loures de Oliveira Marcionilio, Elizabeth Maria Ferminio

Abstract


Este texto trata de pesquisa, cujo objetivo foi identificar os elementos que colocam em risco a permanência dos alunos nos cursos de formação inicial de professores, em Ciências Biológicas e Química em um Instituto Federal, aqui denominado como Campus A. De abordagem qualitativa, utilizou-se, inicialmente, na coleta de dados, um questionário aplicado por meio do “Google Forms” e, posteriormente, recolheu-se narrativas orais de 8 licenciandos. Os resultados sinalizam que os principais elementos que colocam em risco a permanência são de ordem externa e interna, sendo de ordem externa os desafios em conciliar trabalho e estudo; e de ordem interna, os métodos de ensino-aprendizagem e processo de avaliação dos professores.


Keywords


Evasão, Formação inicial de professores, Instituto Federal.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-172

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