Educação inclusiva e SRM como ferramentas de desenvolvimento e mudança de vida para o público estudantil / Inclusive education and SRM as development and life change tools for the student public

Ariel Moraes de Andrade

Abstract


A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) trouxe o AEE - Atendimento Educacional Especializado, serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, que eliminem os limítrofes da educação promovendo a participação dos alunos nas atividades escolares, considerando as necessidades específicas. O AEE deve ser organizado nas escolas de ensino regular, em espaços físicos chamados de Sala de Recursos Multifuncionais, que atendem aos alunos de acordo com as necessidades, apresentando recursos e materiais pedagógicos. Para o desenvolvimento do estudo foi utilizado como método de pesquisa a revisão bibliográfica, utilizando artigos e livros sobre a temática de inclusão e Sala de Recursos Multifuncionais. Assim, entende-se que a SRM funciona como um ambiente facilitador dentro da escola para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, haja vista que os recursos que estão incluídos nos atendimentos especializados são pensados de forma singular para acessar as dificuldades e potencialidades dos alunos. Tendo em vista que o AEE pode ser feito individual ou em grupo, o aluno é constantemente estimulado a interagir e exercitar suas capacidades comunicativas. Ademais, a SRM viabiliza o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que quando eles se sentem motivado, interessados e valorizados.


Keywords


Sala de recursos. Inclusão. Diversidade.

References


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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-168

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