Os estágios de desenvolvimento infantil e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nos campos de experiência da base nacional comum curricular – BNCC / The stages of child development and the rights of learning and development in the experience fields of the common national curricular base – BNCC

Letícia de Fátima Siebeneichler, Patrícia Costa Barros, Eli Coelho Guimarães Carneiro

Abstract


O presente relato de experiência tem a finalidade de analisar a influência da compreensão científica dos estágios de desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos de acordo com a teoria Piagetiana para a composição de metodologias educacionais apropriadas. Descreve ofícios e vivências das bolsistas em escolas de educação básica de Rio Verde – GO pelo Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Residência Pedagógica, com início em 2018 e duração de 18 meses. Estrutura-se a partir da execução semanal de planos de atividades, diários de campo e pesquisas bibliográficas do projeto pelas acadêmicas nas escolas de educação básica, fundamentada nas teorias de desenvolvimento infantil e nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento nos campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular – BNCC com seus respectivos objetivos e aplicabilidades. Desenvolvido a partir dos critérios estabelecidos pelos componentes institucionais do programa, aponta os principais pressupostos da experiência em sala de aula com suas respectivas ações, além do estabelecimento de metodologias utilizadas, visando aperfeiçoamento da formação docente. Estabelece questões do contexto educacional e sua relação com o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança por meio da ludicidade e rotinas significativas para um ensino de qualidade. Interliga as concepções de brincadeira, profissionalização docente e desenvolvimento infantil, com suas bases teóricas e práticas, contribuindo e organizando experiências e necessidades do espaço pedagógico utilizado. O relato de experiência abrange situações existentes no processo de adaptação do ensino por meio da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, fundamentando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento presentes nos campos de experiência, nos estágios de desenvolvimento infantil da teoria Piagetiana, com análises e considerações a serem destacadas no processo.


Keywords


Residência Pedagógica; Lúdico; Desenvolvimento infantil.

References


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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-165

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