Cidade para poucos: reflexões a partir do movimento ocupe estelita na cidade do Recife / City for the few: reflections from the estelite occupy movement in the city of Recife

Leandro Paes Barreto Silveira, Steffano Mateus Torres do Nascimento, Volmir José Brutscher

Abstract


Este artigo discutirá, sob a perspectiva dos movimentos sociais, a importância da luta e do levantamento de questões como cidadania e pertencimento social, tendo o Movimento Ocupe Estelita (MOE) como fio condutor para analisar o processo de elitização da cidade do Recife. O artigo caracteriza-se metodologicamente como abordagem teórica, inscrito nos referenciais da análise dialética e da análise do discurso, recorrendo à bibliografia clássica da área e à entrevista, com base em um questionário semiestruturado, elaborado para identificar a perspectiva do MOE em relação à educação. Os resultados apontam um processo de elitização do Recife, segregando e sucateando comunidades vizinhas, a fim de brutalmente esculpir uma cidade, que sempre fora tão rica em histórias de ações coletivas, um palco altamente plural, em um lugar frequentado por poucos, modificado até o talo, para servir aos interesses da iniciativa privada. Apontam, também, a importância do papel político e social da educação popular em orientar a população para que tais assuntos não sejam calados de vez.


Keywords


Espaço público, Movimentos Sociais, Movimento Ocupe Estelita, Educação Popular

References


BRUTSCHER, Volmir José; SCOCUGLIA, Afonso Celso. Discursos da educação popular contemporânea: encontros com Michel Foucault e Paulo Freire. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017.

COSTA, Maria das Dores. Movimentos sociais e cidadania: uma nova dimensão para a política social no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 22, n. 2, p. 3-10, 1988.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 35.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GOHN, Maria da Glória. Novas teorias dos movimentos sociais. São Paulo: Loyola, 2008.

. Movimentos sociais e educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LINS, Lucicléa Teixeira. Teorias sobre os movimentos sociais: projetos de sociedade em disputa. In: FIGUEIREDO, João B. de Albuquerque; VERAS, Clédia Inês Matos; LINS, Lucicléa Teixeira (orgs.). Educação Popular e movimentos sociais: experiências e desafios. Fortaleza: Imprece, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-159

Refbacks

  • There are currently no refbacks.