O impacto do facelift no contexto de P&D com ênfase em qualidade total / The impact of facelift in the R&D context with an emphasis on total quality

Felipe Ferreira Sereno, Francisco Ignácio Giocondo Cesar

Abstract


Devido à grande concorrência entre os produtos de consumo tornou-se necessário uma atualização constante da qualidade dos produtos sem alterações funcionais, devido a isso a utilização da técnica de face lift está cada vez mais presente nos setores pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este artigo tem por finalidade avaliar as estratégias desta nova técnica de atualização de produto o face lift que está se tornando cada vez mais usual nos setores de P&D de produtos, e como está analise será construída com ênfase nos processos de Qualidade Total (QT). A partir de uma pesquisa bibliográfica exploratória, se busca identificar produtos que passaram por face lift e se mantiveram ao longo do tempo no mercado. Identificar a partir desta pesquisa, o quanto a técnica do face lift está sendo utilizada e como ela influência positivamente na qualidade do produto e na sua permanência no mercado, dessa forma buscando manter o cliente sempre satisfeito. Por este motivo a ênfase na QT.

 


Keywords


Desenvolvimento de Produto; Face lift; P&D; Qualidade Total.

References


ALL THE CARS. Chevrolet Cobalt 2012 Brasil (2011). Disponível em: https://allthecars.files.wordpress.com/2011/11/chevrolet-cobalt-2012-brasil-011.jpg. Acessado em 20 de maio de 2019.

BEST CARS. Chevrolet Cobalt modelo 2017 (2019). Disponível em: http://bestcars.uol.com.br/bc/participe/opinioes-proprietarios/teste-do-leitor-chevrolet/chevrolet-cobalt/. Acessado em 20 de maio de 2019.

CARRO PIRACICABA. Fiat Marea 1999 (2019). Disponível em: https://carropiracicaba.com.br/veiculos/1655613-fiat-marea-elx-2.0-20v-1999.html. Acessado em 20 de maio de 2019.

CHANG Y. M.; CHU C.; MA M. (2013). Exploring the Visual Cognitive Features on the Design of Car Based on the Theory of Eye-Tracking Technology. Southern Taiwan University of Science and Technology and National Cheng Kung University.

FERREIRA JUNIOR, Lucelindo Dias; BENASSI, João Luís Guilherme; AMARAL, Daniel Capaldo. Kansei engineering na gestão ágil de projetos de novos produtos: potencialidades e desafios. Anais.. Bauru, SP: [s.n.], 2010.

KIM, D. Y.; KUMAR, V.; KUMAR, U. (2012). Relationship between quality management practices na innovation. Journal of Operations Management, n. 20, 295-315.

KUKKONEN, S. (2005). Exploring eye tracking in design evaluation. University of Art and Design Helsinki, Finland.

LOCKAMY, A.; KHURANA, A. (1995). Quality function deployment: total quality management for new product design. International Journal of Quality & Reliability Management, Vol. 12 Iss 6 pp. 73 – 84.

MIZUNO, C. S. (2010). Aperfeiçoamento de um produto através do estudo de sua confiabilidade como um fator de valor. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

MOCCIA, S. (2016). The role of value and virtues in TQM; an overview of literature. The TQM Journal, v. 28, n. 2.

NOTICIAS AUTOMOTIVAS. Fiat Marea: história, versões, modelos, motores e a má fama (2018). Disponível em: https://www.noticiasautomotivas.com.br/fiat-marea/. Acessado em 20 de maio de 2019.

REES, C. J.; DORAN, E. (2001). Employee selection in a total quality management context: taking a hard look at a soft issue. Total Quality Managemen, vo. 12, no. 7 & 8. P. 855-860.

REVISTA QUATRO RODAS. Fiat Argo Trekking usa fantasia aventureira discreta por R$ 58.990 (2019). Disponível em: https://abrilquatrorodas.files.wordpress.com/2019/04/imagem1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024. Acessado em 20 de maio de 2019.

SCHÜTTE, S. (2005). Engineering emotional values in product design - Kansei engineering in development. Linköping, Sweden: Linköping University.

SETIJONO, D.; DAHLGAARD, J. J. (2008). The value of quality improvements. International Journal of Quality & Reliability Management, Vol. 25 Iss 3 pp. 292 - 312




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-149

Refbacks

  • There are currently no refbacks.