A proteção do matrimônio nos discursos pastorais da igreja católica:nuances a partir do concílio de Trento / The protection of marriage in the pastoral speeches of the catholic church: nuances from the Trento council

Cicero Edinaldo dos Santos, Patrícia Helena Carvalho Holanda

Abstract


O trabalho tem o intuito de refletir sobre a proteção do sacramento do Matrimônio nos discursos pastorais da Igreja Católica, enfatizando os pareceres promulgados a partir do Concílio de Trento. Além da revisão da literatura, utiliza como fonte histórica o documento conciliar referente a doutrina e cânones sobre o sacramento do Matrimônio, promulgada em 11 de novembro de 1563, disponíveis no site do Vaticano. Considera que o Concílio de Trento propôs regras e procedimentos para a formação da família, tendo por base o sacramento do Matrimônio. Os discursos pastorais do Concílio de Trento contribuíram para que homens e mulheres fossem vigiados e punidos, caso ousassem desviar do caminho proposto para a salvação. A excomunhão servia para aumentar o temor a Deus, impulsionando o retorno a obediência. A confissão, a penitência e a eucarística – também considerados sacramentos da Igreja Católica – ajudavam a fortalecer o Matrimônio, contribuindo para que os modos de existência fossem delimitados no cotidiano.


Keywords


Matrimônio. Discursos Pastorais. Concílio de Trento.

References


BADINTER, Elizabeth. Um é o outro: relações entre homens e mulheres. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

BELLITO, Christopher M. História dos 21 Concílios da Igreja – De Nicéia ao Vaticano II. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

BRITO, Joaquim Maria Rodrigues de. Filosofia da História do Cristianismo. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2004.

CALÇADO, Thiago. A Carne se fez Verbo: Confissão Cristã e Sexualidade em Michel Foucault. 2015, 189f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015.

CANDIOTTO, Cesar. Foucault e a Crítica da Verdade. Belo Horizonte: Autêntica Editora, Curitiba: Champagnat, 2010.

CONCÍLIO DE TRENTO. Doutrina e Cânones sobre o sacramento do Matrimônio/Os bispos e cardeais (Sessão XXIV). 11 de novembro de 1563.

DEL PRIORE, Mary. Pequena história do amor conjugal no Ocidente Moderno. Estudos de religião, ano XXI, n. 33, p. 121-135, jul./dez. 2007.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População: Curso dado no Collège de France (1977-1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

GONZÁLEZ, Justo L. Uma História do Pensamento Cristão: Da Reforma ao Século XX. Vol. 3. São Paulo: Cultura Cristã, 2004.

KÜNG, Hans. A Igreja Católica. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

LEBRUN, François. Figuras da Modernidade – As Reformas: devoções comunitárias e piedade pessoal. In: CHARTIER, Roger (Org.) História da Vida Privada. Vol. 3: Da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p.76-112.

RANKE-HEINEMANN, Uta. Eunucos pelo Reino de Deus: Mulheres, Sexualidade e a Igreja Católica. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1999.

SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a terra de santa cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos pecados. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

ZILLES, Urbano. Os Sacramentos da Igreja Católica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-146

Refbacks

  • There are currently no refbacks.