A infância na pintura de Velázquez: enfoques iconográficos e históricos em Philippe Ariès e João dos Santos / Childhood in Velázquez painting: iconographic and historical approaches in Philippe Ariès and João dos Santos

Regiane Rodrigues Araújo, Carlos Alexandre Holanda Pereira, Patrícia Helena Carvalho Holanda

Abstract


Analisar as concepções de infância, por meio das narrativas icnográficas do século XVII, e articular com as teorias constituídas na atualidade são atos desafiantes e, ao mesmo tempo, instigantes, por essas ações tratarem de elementos históricos e estéticos. Este estudo objetiva refletir sobre a infância ou a ausência dela na pintura do período Barroco, a partir dos quadros que retratam as crianças. Para isso, utilizamos elementos puramente visuais, além de traçarmos um paralelo com a concepção de infância na modernidade. O método adotado foi a a/r/tografia, com base nos estudos de Dias (2013, p. 25), ao explicar que “a a/r/tografia é uma forma de representação que privilegia tanto o texto (escrito), quanto a imagem.” Também fizemos uso de Irwin (2013), que comenta ser essa metodologia consolidada por meio das configurações artísticas textuais. Optamos pelo citado método, pelo fato de trabalharmos com a leitura de imagens, o que torna a arte uma das nossas principais fontes de pesquisa. Contamos, ainda, com o estudo bibliográfico baseado nos escritos de Philippe Ariès (2006) e João dos Santos (1991), sendo este considerado o alicerce histórico e sociológico para desenvolvermos a temática. As reflexões finais apontam que a primazia da arte sobre a imaterialidade do tempo revela-se na mística do movimento da vida e na perpetuação dos fatos históricos, sociais e políticos. Os enfoques contemporâneos de Philippe Ariès e João dos Santos sobre a tônica desta investigação significaram reconhecer que tudo tem uma história e um passado, que deve ser articulado com o presente, na perspectiva de um futuro no qual a infância seja um direito e não um privilégio.


Keywords


Infância. Velázquez. Philippe Ariès. João dos Santos.

References


ABRIL. Velázquez. Abril Coleções; tradução de Mônica Esmanhotto e Simone Esmanhotto. – São Paulo: Abril, 2011. 160 p- (Coleção Grandes Mestres; v. 12).

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. UFSM, 2013.

IRWIN, Rita L. A/r/tografia. In: DIAS Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. UFSM, 2013.

MARTINS, Raimundo. Metodologias visuais: com imagens e sobre imagens. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. UFSM, 2013.

SANTOS, João dos. Ensaios sobre Educação – II: O falar das letras. 2. ed. Lisboa: Livros Horizonte, 1991.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-145

Refbacks

  • There are currently no refbacks.