Uma análise preliminar da concepção de professores de física acerca do ensino médio integrado / A preliminary analysis of the conception of physics teachers about integrated high school

Danilo Almeida Souza, Maria Cristina Martins Penido

Abstract


Este artigo é parte de uma pesquisa maior que tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a disciplina Física no Ensino Médio Integrado (EMI). Nos dedicamos a analisar os dados coletados na etapa de validação do instrumento de pesquisa (questionário) que se propõe captar a visão de professores de Física do Instituto Federal da Bahia (IFBA) sobre o EMI e a sua prática docente no ensino da disciplina nessa forma de oferta de ensino médio. Trata-se de uma pesquisa empírica de cunho qualitativo, onde utilizou-se a plataforma google forms para aplicação do questionário. A análise é feita questão a questão, indicando de que forma as mesmas podem ser melhoradas e outras a acrescentar de modo a atingir os objetivos dos pesquisadores. Além de indicar pontos onde o questionário deve ser aperfeiçoado, apontamos um retrato inicial da visão de professores de Física acerca do EMI que evidencia a crença dos docentes na possibilidade de se construir um ensino de Física a partir do eixo profissional onde a disciplina está inserida. A partir dos dados, acreditamos que a união da visão docente (já na sua versão final), junto a análise dos planos de curso deve nos dar ferramentas para traçar um retrato da disciplina Física no EMI e fazer proposições de mudanças e aperfeiçoamentos que naturalmente possam ser expandidos para outras disciplinas do núcleo comum (aquelas que integram o ensino médio regular).


Keywords


Ensino Médio Integrado, Educação Profissional, Ensino de Física.

References


BRASIL. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. 26.7.2004. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em 30/03/2018.

BRASIL. Lei nº 11.982, de 28 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. DOU de 30 de dezembro de 2008. Pág. 01.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: RAMOS, Marise. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2012; pp. 83-105.

RAMOS, Marise; FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. 2007, vol.12, n.34, pág. 152-165.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-137

Refbacks

  • There are currently no refbacks.