Sistemas de avaliação em larga escala e repercussões em diferentes contextos escolares / Large-scale evaluation systems and repercussions in different school contexts

Mirian Marta da Silva Cavalcante, Maria José da Silva Bandeira, Jucileide Cazé Pessoa de Lima, Diógenes José Gusmão Coutinho

Abstract


Esta pesquisa discute os sistemas de avaliação em larga escala, em especial, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que repercutem em espaços escolares diferentes. A metodologia será por meio de estudo documental e qualitativo em uma escola no agreste de Pernambuco os relatos dos professores entrevistados mostram como os sistemas de avaliação em larga escala têm assumido importância no contexto educacional. Os resultados apontam que as políticas de avaliação garantem a qualidade da educação.


Keywords


Avalição em larga escala. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Escola.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-134

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