Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL

Claudia Denise Sacur Marques, Edanielle Pereira Costa da Silva, Fabíola Mendes da Silva, Rosemeire da Silva Dantas Oliveira

Abstract


O presente trabalho aborda uma pesquisa relacionada ao ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de investigar o que falam docentes de três escolas da rede municipal de Maceió sobre o ensino de ciências. Para construção deste artigo realizamos uma pesquisa qualitativa com professoras e foi feita leitura e estudo de revistas científicas nacionais da área, além de documentos oficiais. Foram efetuadas visitas a três escolas da rede municipal de Maceió onde entrevistamos uma professora do Ensino Fundamental de cada escola. Utilizamos um questionário com 16 perguntas abertas sobre a importância do ensino de ciências naquela etapa, planejamento, metodologia, prática pedagógica, materiais, formação, trabalho experimental e perfil da turma. Analisamos as respostas das professoras dialogando com a fundamentação teórica estudada. Portanto, sabemos que a ciência serve  para formar cidadãos para o mundo, para a vida em sociedade e isso implica promover uma alfabetização científica e tecnológica, no entanto, essa alfabetização deixa a desejar devido às necessidades de materiais na escola. Por fim, consideramos que a partir da leitura e das entrevistas realizadas é importante pensarmos na necessidade formativa do profissional de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental e levar em conta as condições de trabalho onde se encontram esse profissional atuando.


Keywords


Anos Iniciais, Ciências, Práticas Pedagógicas, Formação de Professores.

References


BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.

BRASIL. Ministério da educação Diretrizes Curriculares Nacionais da educação Básica/ Secretaria de Educação Básica/Diretoria de Currículos e Educação Integral, -Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARTINS, A. F. P. Ensino de ciências: desafios à formação de professores. Revista Educação em Questão, v. 23, p. 53-65, 2005.

OVIGLI, Daniel Fernando B.; BERTUCCI, Monike Cristina S.. A FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS CURRÍCULOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR PAULISTAS. Ciências & Cognição,

[S.l.], v. 14, n. 2, Jul. 2009. ISSN 1806-5821. Disponível em:

. Acesso em: 14 Ago. 2019.

SOARES, A. C.; MAUER, M. B.; KORTMANN, G. L.. Ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades e desafios em Canoas-RS. Educação, Ciência e Cultura, [S.I.], v. 18, n. 1, jan./jun. 2013. ISSN 2236-6377. Disponível em: < https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/954>. Acesso em: 14 ago. 2019.

VERDUM, P. Práticas pedagógicas: o que é? O que envolve? Revista Educação por Escrito, PUCRS, v.4, n. 1, jul. 2013.VIECHENESKI, J. P.; Carletto, M. Por que e para quê ensinar ciências para as crianças. Revista brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, vol 6, n. 2, UTFPR, mai-ago. 2013.

VIEIRA, Sonia. Como escreve uma tese. 6ª Ed. - São Paulo: Atlas, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-128

Refbacks

  • There are currently no refbacks.