Gestão do conhecimento e sistemas tutores inteligentes, como diferenciais competitivos nos processos de gestão: uma revisão da literatura / Knowledge management and intelligent tutoring systems as competitive differentials in management processes: a literature review

Gilmar Cardoso, Fabiana Santos Lima, Paulo Cesar Leite Esteves, Solange Maria da Silva

Abstract


A motivação para este artigo está relacionada com a melhoria do processo de gestão do conhecimento nas organizações, tendo como objetivo identificar as contribuições dos Sistemas Tutores Inteligente (STI) como recursos didáticos para aprendizagem organizacional, por meio de pesquisa bibliográfica, onde as principais fontes de pesquisa foram: google acadêmico, scielo, repositórios de universidades, periódicos capes. Utilizou-se como query de pesquisa as palavras “gestão do conhecimento”, “sistemas tutores inteligentes” e “educação corporativa”. No segundo momento foi feito uma leitura e seleção destes artigos, para a formação de um banco de dados sistematizado, onde foram separados os artigos por temas. Foi feita uma leitura com análise dos artigos e suas peculiaridades, definiu-se quais artigos entrariam ou não no portfólio bibliográfico. O pensamento para este estudo emergiu da melhoria do processo de gestão do conhecimento com a utilização de sistemas tutores inteligentes, utilizando técnicas de IA adaptando seu funcionamento segundo as características dos participantes, de forma individualizada e em tempo real. Para buscar respostas a estas questões este estudo visa identificar através da revisão da literatura se a gestão do conhecimento pode ser alavancada por meio da utilização de Sistemas tutores Inteligentes (STI) como ferramenta para inovação em processos e produtos.


Keywords


Gestão do conhecimento; Sistemas Tutores Inteligentes; Educação corporativa.

References


AIRES, Regina Wundrack do Amaral; FREIRE, Patrícia de Sá; SOUZA, João Artur de. Educação Corporativa como ferramenta para estimular a inovação nas organizações: uma revisão de literatura. DOI: http://dx.doi.org/10.18616/pidi12. 2018. Disponível em: Acesso em: 27 mai. 2019.

ALARCON, Dafne Fonseca et al. Diretrizes para práticas de gestão do conhecimento na educação a distância. Tese (doutorado). UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina. PPGEGC- Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianópolis-SC, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157344> Acesso em: 23 mar. 2019.

ANDRELO, Roseane; CALONEGO, Renata. REA e a educação aberta corporativa: formação do relações públicas para atuar com literacia digital em ambiente organizacional. 2016. Disponível em: Acesso em: 27 mai. 2019.

BILESSIMO, Simone Meister Sommer et al. Práticas de gestão de conhecimento: um estudo de caso em uma instituição de ensino federal. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 10, n. 3, p. 78-96. UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina. Florianópolis-SC. 2017. Disponível em: Acesso em: 23 mar. 2019.

BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patricia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2014. Disponível em: < https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/224> Acesso em: 23 mar. 2019.

CAMARGO, Cintia Natalício de et al. Estimular o Aprendizado para Exame Nacional do Ensino Médio Utilizando o Sistema Tutor Inteligente MAZK. 2018. TCC (graduação) – UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Tecnologias e Saúde. Tecnologias da Informação e Comunicação Disponível em: Acesso em: 10 jun. 2019.

COSSUL, Danielli et al. Sistemas Tutores Inteligentes: Usabilidade, Aprendizagem Organizacional e Clima para Inovação. Jornada de Pesquisa em Psicologia, 2016. Disponível em: http://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/jornada_psicologia/article/view/14544> Acesso em: 08 mai. 2019.

DA COSTA, Crístofer Batista; CENCI, Cláudia Mara Boseto; MOSMANN, Clarisse Pereira. Conflito conjugal e estratégias de resolução: Uma revisão sistemática da literatura. Temas em Psicologia, v. 24, n. 1, p. 325-338, 2016. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/5137/513754276017.pdf> Acesso em: 25 abr. 2019.

D'AVILA, Jones Costa et al. Fatores que influenciam o desenvolvimento de inovação sob a luz da teoria da Tríplice e Hélice. Dissertação. UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina. PPGTIC-Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá-SC. 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167598> Acesso em: 08/03/2018.

DE SORDI, José Osvaldo. Administração da Informação: Fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. Editora Saraiva, 2017.

DE STEFANI, Jean; GOMES, Jonathan da Silva. Proposta para implementação de acessibilidade no sistema tutor inteligente MAZK. 2018. TCC (graduação). UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciência, Tecnologia e Saúde. Tecnologias da Informação e Comunicação. Disponível em: Acesso em: 07 mai. 2019.

DOS SANTOS, Daniel Cirne Vilas-Boas; FALCÃO, Taciana Pontual. Acompanhamento de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem baseado em sistemas tutores inteligentes. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2017. p. 1267. Disponível em: Acesso em: 03 jun. 2019.

EBOLI, Marisa. Educação corporativa nos novos cenários empresariais. GV-executivo, v. 15, n. 2, p. 20-24, 2016. Disponível em: Acesso em: 27 mai. 2019.

Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Centro Tecnológico, UFSC, Florianópolis, 2012.

FERENHOF, Hélio Aisenberg; FERNANDES, Roberto Fabiano. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SSF. Revista ACB, v. 21, n. 3, p. 550-563, 2016. Disponível em: < file:///C:/Users/Documentos/Downloads/Dialnet-DesmistificandoARevisaoDeLiteraturaComoBaseParaRed-6868195%20(1).pdf > Acesso em: 25 abr. 2019.

GONÇALVES, A. V. Modelagem Automática e Dinâmica de Estilos de Aprendizagem em Sistemas Adaptativos e Inteligentes para Educação a Distância: Estudo Comparativo entre Duas Abordagens. n. 1, p. 121, 2016. ISSN 0717-6163. Disponível em: < http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1154> Acesso em: 6 jun. 2019.

GONZALEZ, Rodrigo Valio Dominguez; MARTINS, Manoel Fernando. O Processo de Gestão do Conhecimento: uma pesquisa teórico-conceitual. Gestão & Produção, p. 248-65, 2017. Disponível em: Acesso em: 06 mai. 2019.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. 315 p. Tradução Ana Thorell. ISBN 978-85-7780-229-6.

PALOMINO, Cecilia Estela Giuffra et al. Aplicação de um modelo adaptativo de tutores inteligentes para disseminação do conhecimento em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Cecilia Estela Giuffra Palomino; orientadora, Marina Keiko Nakayama, coorientador, Ricardo Azambuja Silveira. 2017. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167754>Acesso em: 25 abr. 2019.

PINHEIRO, Michelle et al. Práticas de gestão do conhecimento nas bibliotecas integradas de uma organização intensiva em conhecimento. Dissertação. UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina, PPGTIC-Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação. Araranguá-SC. 2018. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/3193/319353448005.pdf> Acesso em: 23 mar. 2019.

ROQUE, Gabriela Rocha et al. Compartilhamento de conhecimento interorganizacional: um estudo de caso das práticas e iniciativas no âmbito do projeto VISIR+. Dissertação (mestrado). UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina, PPGTIC-Programa de Pós Graduação em Tecnologia informação e comunicação. Araranguá-SC, 2017. Disponível em: < http://150.162.242.35/handle/123456789/190246> Acesso em: 23 mar. 2019.

SANTANA, Alan de Oliveira. Geração de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem para cursos baseados na realização de projetos. 2017. 95f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: Acesso em: 03 jun. 2019.

SILVA, Júlio César da Costa. Detecção Automática e Dinâmica de Estilos de Aprendizagem em Sistemas Adaptativos e Inteligentes utilizando Dynamic Scripting. 2017. 81 p. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017. Disponível em: < http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1648>Acesso em: 03 jun. 2019.

SILVA, Valdemir. Tutores Inteligentes Como Mediador Para o Ensino e Aprendizagem. Tecnologias em Projeção, v. 2, n. 1, 2011.

SIMÃO, José Pedro Schardosim et al. Inovação Educativa e Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, p. 45-52, 2017. Disponível em: https://publicacoes.rexlab.ufsc.br/index.php/sited/article/view/71/61 Acesso em: 25 mar. 2019.

STEFANO, Nara Medianeira; VERGARA, Lizandra Garcia Lupi; CASAROTTO FILHO, Nelson. Avaliação da qualidade do E-learning: uso do Fuzzy Servqual. Revista GEINTEC-Gestão, Inovação e Tecnologias, v. 7, n. 2, p. 3744-3759, 2017. Disponível em: Acesso em: 03 jun. 2019.

TESAVRITA, Ceicalia et al. Intra-organizational and interorganizational knowledge sharing in collaborative learning process: A conceptual framework for SME. 2017 4th International Conference On Industrial Engineering And Applications (iciea), [s.l.], p.187-191, abr. 2017. IEEE. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1109/iea.2017.7939204 Acesso em: 25 mar. 2019.

TORQUATO, Mirian. O despertar da criatividade: gerenciando o medo. 2017. Tese. UFSC-Universidade Federal de Santa Catarina. PPGEGC-Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianópolis-SC. 2017. Disponível em: Acesso em: 23 mar. 2019.

VALLADARES, Angelise; LEAL FILHO, José Garcia. Gestão contemporânea de negócios: dimensões para análise das práticas gerenciais à luz da aprendizagem e da participação organizacionais. Revista da FAE, v. 6, n. 2, 2017. Disponível em: Acesso em: 06 mai. 2019.

VIANA, Márcio Aparecido Nogueira; VALLS, Valéria Martin. O papel da gestão documental nos processos de gestão do conhecimento. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 8, n. 2, p. 3-26, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-117

Refbacks

  • There are currently no refbacks.