Comparação de maquinário em um processo produtivo de embalagens plásticas / Comparison of machinery in a plastic packaging productive process

Darlan Marques da Silva, Jordania Louse Silva Alves, Rodrigo Francisco Borges Lourenço, Guilherme Pereira da Silva

Abstract


As embalagens plásticas possuem grande relevância no mercado, e sua produção exige um rigoroso controle para alcançar os padrões solicitados pelos clientes, e evitar falhas que gerem desperdícios. O setor de extrusão é onde se inicia a transformação do polietileno em plástico, quaisquer falhas neste setor ocasionam transtornos nos demais processos de produção. Foi realizada uma comparação entre maquinários do processo produtivo a fim de identificar qual máquina geravam menos perdas. Foi realizada uma análise no Excel no software @Minitab17 para análise de ocorrência significativa na variabilidade das falhas entre as máquinas. Foi possível indentificar as melhores opções dentre as máquinas analisadas, o que dá suporte ao processo de tomada de decisão, além de levar ao melhor aproveitamenteo da matéria prima, redução de custo e desperdícios no processo.


Keywords


Perdas. Embalagens Plásticas. ANOVA. Máquinas.

References


ABIEF. Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis. Disponível em: Acesso em: 20 de Abril de 2016.

ABRE. Associação Brasileira de Embalagens. Disponível em: Acesso em: 21 de Abril de 2016.

BEM, A. N. Implantação do conceito de troca rápida de ferramentas no setor de impressão flexográfica em empresas produtoras de embalagens plásticas flexíveis. Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em engenharia, Florianópolis, 2002.

CARVALHO, E.; EMILIA, M.; AUGUSTO, A. Processo de fabricação de filmes plásticos de polietileno- Gestão da Qualidade, Universidade Estadual de Paraíba, 2014.

COLANERI, D.; GARCIA, C. Automação Industrial- Desenvolvimento e modelagem de transdutor fotoelétrico destinado máquinas cortadeiras para embalagens flexíveis. Sba Controle & Automação, 2007.

FACHIN, L. A. Estudo e pesquisa indústria de embalagens plásticas da grande Florianópolis-SC, Universitária da UFSC, 2006.

FILLIETAZ, F. J. Análise do processo produtivo utilizando ferramentas de gestão da qualidade para diminuição de custos com perdas e falhas, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2006.

FLEXO TECH. Disponível em: Acesso em: 11 de Junho de 2016.

GIL, N. V. Tudo Sobre Petróleo. Disponível em: Acesso em: 21 de Maio de 2016.

MONTGOMERY, D. C.; RUNGER, G. C. Estatística Aplicada e Probabilidade para Engenheiros. Editora LTC, 4° Ed. Rio de Janeiro, 2009.

NEOPLASTIC. O plástico revolucionando as embalagens. Disponível em: Acesso em: 24 de Setembro de 2016.

PADILHA, G. M. A; BOMTEMPO, J. V. Artigo mercadologia- A inserção dos transformadores de plásticos na cadeia produtiva de produtos plásticos. Escola de química UFRJ, Ilha do Fundão, 1999.

PAULA, A. A. Instituto de Embalagem e pesquisa. Disponível em: Acesso em: 22 de Maio de 2016.

PIATTE, M. T. Plásticos: características, uso, produção e impactos ambientais, Universidade federal de Alagoas-UFAL, Maceio, 2005.

RIBEIRO, D. L. J; CATEN, T. S. C. Série monografia qualidade- Projeto de Experimentos. Universidade federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

ROCHA, P. A. Conceitos Básicos de Extrusão e Coextrusão para Embalagens Plásticas Flexíveis, Apostila 2º edição set/2002.

SCARPETA, E. Flexografia Manual Prático. 1º ed. São Paulo: Bloco Comunicação, 2007.

SLACK, N. Administração da Produção. Revisão técnica. São Paulo: Editora Atlas, 1997.

SOARES, A. L. F. Estudo da permeabilidade em filmes de polietileno verde. Escola de engenharia- Departamento de engenharia química, Universidade Federal do Rio Grande de Sul, Porto Alegre, 2012.

SOUZA, J. A.; AMBRÓSIO, D. J. Livro Extrusão de Termoplásticos. 1º ed, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-108

Refbacks

  • There are currently no refbacks.