Os infográficos brasileiros no Malofiej: dados sobre os 25 anos da principal premiação da infografia mundial / Brazilian infographics at Malofiej: data on the 25 years of the main global infographics award

Daniel Moura Nogueira, Frederico Braida, Vera Lucia Moreira Dos Santos Nojima

Abstract


O presente artigo é parte dos resultados obtidos na tese “Infografia no Brasil: panorama de uma linguagem multimodal”, defendida em 2019. Neste artigo, discorre-se sobre o desenvolvimento da linguagem infográfica no país a partir da investigação do histórico da participação de seus veículos de comunicação na principal premiação internacional de infografia, o Malofiej. Os dados foram compilados através de pesquisa bibliográfica e documental, bem como por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas junto a infografistas brasileiros agraciados no Malofiej e pesquisadores do campo. Como resultado, foram elaborados gráficos que reúnem os dados da participação brasileira ao longo dos mais de 25 anos de existência da premiação. Espera-se que a reunião desses dados estimulem uma reflexão acerca do papel da infografia nacional, facilitando a obtenção concentrada de informações para a comunidade acadêmica e profissionais do mercado, fomentando a geração de novos conhecimentos.


Keywords


Infografia; linguagem infográfica; Malofiej.

References


CAIRO, A. Infografía 2.0 visualización interactiva de información en prensa, Madrid: Alamut, 2008.

KANNO, M. Infografe. São Paulo: Ed. Eletrônica, 2013.

_____. BRANDÃO, R. Manual de infografia. São Paulo: Folha de S. Paulo, 1998.

_____. Marcos na História da Visualização de Dados. Infografe, 2008. Disponível em: http://euclid.psych.yorku.ca/SCS/Gallery/milestone/historia_infografia.pdf. Acesso em: 12 de mar. 2018.

LEITE, M. G. V. Entrevista concedida a Daniel Moura Nogueira. Rio de Janeiro, 16 mar. 2018.

MALOFIEJ. Infographic Awards Malofiej 1997. Pamplona: SND-E, 1997.

MORAES, A. Infografia – o design da notícia. Dissertação (Mestrado em Design). Departamento de Artes. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica, 1998.

_____. Infografia: História e projeto, Rio de Janeiro: Blucher, 2013.

NOGUEIRA, D. M. Visualização de dados: o discurso persuasivo dos atributos visuais nos infográficos. 2014. 168 f. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2014.

NOBLAT, R. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo: Editora Contexto, 2002.

SNDE, Malofiej Awards Society for News Design Capítulo Español. [s.d.]. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2018.

TEIXEIRA, T. Infografia e Jornalismo: conceitos, análises e perspectivas. Salvador: EdUFBA, 2010.

¬¬¬¬_____. A presença da infografia no jornalismo brasileiro proposta de tipologia e classificação como gênero jornalístico a partir de um estudo de caso. Revista Fronteiras - estudos midiáticos 09, n. 2. São Leopoldo: Unisinos, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-104

Refbacks

  • There are currently no refbacks.