Patologias em sistema predial hidrossanitário estudo de caso: Residencial padrão médio no município de Belém – PA / Pathologies in a hydrossanitary predial system case study: Middle standard residential in the city of Belém - PA

Renan Puyal Ribeiro, Everton Costa Dias, Gabriel Pereira Colares da Silva, Addyson Macedo Silva

Abstract


O presente trabalho buscou solucionar problemas hidrossanitários de um prédio residencial, localizado no município de Belém-Pa, tendo como foco o sistema de água fria. para encontrar e solucionar as anomalias foram realizadas: visitas técnicas, entrevistas com os moradores, levantamento métrico, elaboração de planilhas hidráulicas e comparação dos resultados encontrados com as atuais normas vigentes. as principais inconformidades descobertas foram os chuveiros dos apartamentos do terceiro pavimento com pressões inferiores a exigida pela nbr 5626/98, de 1 m.c.a, nos horários de 6:30h, 13:00h e 18:50h, com base no estudo realizado no prédio alguns fatores contribuíram para tal acontecimento, como altura da saída de água do reservatório até o barrilete, diâmetro do sub-ramal oferecendo pressão menor que a requerida, diâmetro sem escalonamento das tubulações do forro e af´s. além dos chuveiros, o sistema de recalque conta com o conjunto motor bomba que possui potência acima do necessário, consequentemente, causando consumo maior de energia elétrica. após a verificação dos erros apontados, algumas propostas foram expostas para solucionar tais problemáticas, dentre elas, a mudança do diâmetro do barrilete de água fria de 60 milímetros para o de 75 milímetros, a troca da tubulação do forro de 32 (quando encontrada) para 40 milímetros, sendo mantidas as que possuíam diâmetro de 40 mm, alteração na tubulação do sub-ramal de 20 para 25 milímetros, apenas no terceiro pavimento. devido ao aumento das tubulações foi possível reduzir a perda de carga total, gerando um ganho significativo de pressão disponível nos aparelhos sanitários, apresentados durante o trabalho. as mudanças foram apresentadas para a potência do conjunto motor bomba aos blocos que usam dispositivos com 3 cv passando a ter potência de 1 cv, assim, reduzindo o consumo de energia cerca de 42%, bem como as extremidades dos tubos de queda devem ser alongadas 0,30 m acima do telhado, como recomenda nbr 8160/99.


Keywords


patologias hidrossanitárias. instalações prediais. dimensionamento hidráulico.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13969. Tanque sépticos – Unidade de tratamento complementar e disposição final dos efluentes líquidos – Projeto construção e operação. Rio de Janeiro, 1997.

______. NBR 5626. Instalações Prediais de Água Fria. Rio de Janeiro, 1998.

______. NBR 5688. Sistema prediais de água pluvial, esgoto sanitário e ventilação – Tubos e conexões de PVC, tipo DN – Requisitos. Rio de Janeiro, 1999.

______. NBR 7229. Projeto, construção e operação de tanques sépticos. Rio de Janeiro, 1993.

______. NBR 8160. Sistema prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução. Rio de Janeiro, 1999.

______. NBR 15575. Desempenho de Edifícios Residenciais: Rio de Janeiro, 2013.

AZEVEDO NETTO, J. M. D. et al. Manual de Hidráulica. 8ª. ed. São Paulo: Blucher, 1998.

CARVALHO JÚNIOR, R. de. Patologias em sistemas prediais hidráulicos-sanitários. 2º ed. São Paulo: Blucher, 2013.

CONCEIÇÃO, A. P da. Estudo da incidência de falhas visando a melhoria da qualidade dos sistemas prediais hidráulicos e sanitários. 2007. 143 f. Dissertação (Mestrado em Construção Civil) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARÁ - COSANPA. Licenciamento de Instalações Prediais. Disponível em: < http://www.cosanpa.pa.gov.br/index. php/atendimento/licenciamento-de-instalacoes-prediais>. Acesso em: 20 mar. 2018.

CREDER, H. Instalações prediais e sanitárias. 6º ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

LICHTENSTEIN, N. B. Patologia das construções. Boletim técnico, São Paulo, n. 06. USP, 1986.

NEVES, J. M.; MACEDO, A. P. B. A. Análise de manifestações patológicas em instalações prediais de água fria. In: ENCONTRO DE RECURSOS HÍDRICOS EM ARACAJU, 6., 2013, Sergipe. Anais... Aracajú, Sergipe, 2013. p. 19- 22.

GONÇALVES, R.F; JORDÃO, E.P; JANUZZI, G. Conservação de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água. 1ed. Rio de Janeiro: ABES, 2009.

BOTELHO, M. H. C.; RIBEIRO JÚNIOR, G. de A. Instalações hidráulicas prediais – Utilizando tubos plásticos. 4° ed. São Paulo: Blucher, 2014.

RAMOS, H. dos R. Manutenção de Sistemas Hidráulicos Prediais - Manual de intervenção preventiva. 2010. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil – Especialização em Construções) - Faculdade de Engenharia Universidade do Porto, Porto, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-101

Refbacks

  • There are currently no refbacks.