A efetividade do controle dos atos administrativos como fator de segurança jurídica / The effectiveness of control of administrative acts as a factor of legal security

Authors

  • Giovanna Chaves Leal
  • Pablo Martins Bernardi Coelho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-092

Keywords:

Controle, Atos administrativos, Administração Pública, Segurança jurídica

Abstract

O presente artigo busca analisar a efetividade do controle dos atos administrativos como um fator de segurança jurídica, considerando que o Estado é responsável por toda a organização estatal e a realiza através dos atos de seus administradores. O controle dos atos administrativos é considerado fundamental para o bom funcionamento do Estado, enquanto que a segurança jurídica é de suma importância para a proteção de todos os direitos dos cidadãos. Dessa forma, o controle da administração pública deve ser gerador e garantidor da segurança jurídica no País, uma vez que, a partir do controle de todos os atos da Administração Pública é possível garantir que nenhum direito já adquirido seja ferido, bem como nenhuma lei seja retroativa de forma a prejudicar os cidadãos. Portanto, o controle da administração pública é de suma importância para a garantia da segurança jurídica para que, dessa forma, nenhum ato de qualquer gestor público possa ferir algum direito adquirido pelos cidadãos do País. O controle dos atos administrativos possibilita uma real intervenção do Estado nos atos da administração pública, estabelecendo as prioridades para a sociedade e o efetivo cumprimento da aplicação dos recursos em prol dos cidadãos, fazendo-se, portanto, valer o princípio da segurança jurídica. Dessa forma, faz-se necessário pautar a presente pesquisa na análise da efetividade do controle dos atos administrativos na ótica da proteção dos direitos, observando se tal controle possui efeitos em relação ao princípio da segurança jurídica. Dessa forma, busca-se identificar se o Controle dos Atos Administrativos vem sendo efetivo de forma a contribuir para a melhoria das ações dos gestores públicos, bem como fornecer subsídios que possam servir de base para que o Controle da Administração Pública seja como um fator de segurança jurídica.

References

BARROSO, Luís Roberto. Temas de Direito Constitucional. 2ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 10 jan. 2020.

BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm. Acesso em: 10 jan. 2020.

BRASIL. Lei nº 8.428, de 2 de junho de 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8429.htm. Acesso em: 10 jan. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9784.htm. Acesso em: 10 jan. 2020.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal (2. Turma). Agravo Regimental no Mandado de Segurança 24.790/DF. Constitucional e Administrativo. Mandado de Segurança. Aposentadoria declarada ilegal pelo Tribunal de Contas da União. Princípio da Segurança Jurídica. Garantias constitucionais do contraditória e da ampla defesa. Relator: Min. Teori Zavascki, 02 de dezembro de 2014. Disponível em: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=7496256. Acesso em: 12 fev. 2020.

CANOTILHO, J.J.Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 4ª ed. Coimbra: Almedina. 1999.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28ª ed. rev. atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2015.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31 ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense: 2018.

NASSAR, Elody. Prescrição na Administração Pública. São Paulo: Saraiva, 2004.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Onda Reformista do Direito Positivo e suas Implicações com o Princípio da Segurança Jurídica. In.: Revista da Escola Nacional de Magistratura, n. 1, p. 103, abr. 2006.

Published

2020-03-09

How to Cite

Leal, G. C., & Coelho, P. M. B. (2020). A efetividade do controle dos atos administrativos como fator de segurança jurídica / The effectiveness of control of administrative acts as a factor of legal security. Brazilian Journal of Development, 6(3), 10869–10881. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-092

Issue

Section

Original Papers