Um material potencialmente significativo para o ensino da engenharia civil utilizando impressora 3D e realidade aumentada: uma experiência com alunos do ensino médio e do ensino superior / A potentially significant material for the teaching of civil engineering using 3D printer and augmented reality: an experience with students of high school and higher education

Adauri Silveira Rodrigues Júnior, Gustavo José da Costa Gomes, Luiz Felipe Caramez Berteges, Cristiane de Souza Siqueira Pereira, Carlos Vitor de Alencar Carvalho

Abstract


O avanço tecnológico devido a quarta revolução industrial também conhecida como indústria 4.0 sugerem novos desafios tanto para indústria como também para as áreas de ensino e aprendizagem. Diante deste novo cenário há necessidade de apresentar em sala de aula instrumentos inovadores, assim como, a elaboração de novas práticas, de modo que façam com que os alunos experimentem em seu cotidiano acadêmico essas tecnologias, simulando o dia a dia profissional em sala de aula estimulando tarefas que se aproximem ao máximo da prática. Este trabalho mostra o uso de impressoras 3D e Realidade Aumentada (RA) no desenvolvimento de materiais potencialmente significativos para o ensino da Engenharia Civil. A experiência envolveu alunos da graduação do curso de Engenharia Civil e alunos do ensino médio, participantes do projeto Jovens Talentos da FAPERJ. Como resultado, pode-se verificar que o processo de ensino e aprendizagem ganha força quando o aluno se sente envolvido pela tecnologia e vê aplicabilidade da mesma em suas tarefas rotineiras, tornando-o confiante e melhor preparado para o mercado de trabalho, podendo esta experiência ser também facilmente replicada pelo egresso em sua carreira profissional no sentido de aplicar a RA e utilização da prototipagem tridimensional em seus futuros projetos na área industrial.


Keywords


Indústria 4.0, Impressora 3D, Realidade Aumentada, Educação em Engenharia.

References


ALMEIDA, B. R.; GUIMARAES, J. S.; BRITO, W. A.; MAGALHAES, F. R. P.; OLIVEIRA, A. G. Realidade aumentada aplicada as práticas laboratoriais nos cursos de engenharia. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, 2018, Salvador/BA. COBENGE 2018, 2018.

BARBOSA, J. W. S.; CARVALHO, C. V. A. Geotransform3d: Objeto Computacional em Realidade Aumentada para apoio ao Ensino da Matemática. REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 1, p. 226-239, 2017.

CARVALHO, C. V. A; LEMOS, B. M. Possibilities of Augmented Reality Use in Mathematics Aiming at a Meaningful Learning. Creative Education, v. 05, p. 690-700, 2014.

CNI (Confederação Nacional da Indústria) Oportunidades para a Indústria 4.0 - Aspectos da demanda e oferta no Brasil. Brasília, 58 p. 2017.

MAGNAVITA, M.; ALBUQUERQUE, C.; SANTOS, M.; SANTOS, L; MACHADO. D. Desenvolvimento de modelo físico-didático para representar o comportamento de lajes lisas protendidas In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, 2018, Salvador/BA. COBENGE 2018, 2018.

MILGRAM, P.; KISHINO, E. A. Taxonomy of Mixed Reality Visual Displays. IEICE Transactions on Information and Systems. Dec/2001. Disponível em: . Acesso em: 15 mai. 2012.

PORTO, T. M. S. Estudo dos avanços da tecnologia de impressão 3D e da sua aplicação na construção civil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SCORTEGAGNA, L. F.; GONÇALVES, F.A. Utilização de realidade aumentada na Otimização do ensino-aprendizagem de desenho técnico na Engenharia. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, 2018, Salvador/BA. COBENGE 2018, 2018.

THOMAZ, J. H. C.; GOMES, T. E.; COUTO, B. R. G. M.; BARBOSA, S. L. Biomodelo tridimensional para auxílio de procedimentos cirúrgicos. In: XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia, 2018, Salvador/BA. COBENGE 2018, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-091

Refbacks

  • There are currently no refbacks.