O estágio supervisionado em serviço social na UFPR: Grandes áreas, espaços sócio-ocupacionais e intervenções / The supervised internship in social work at UFPR: Large areas, socio-occupational spaces and interventions

Antonio Sandro Schuartz, Ane Bárbara Voidelo

Abstract


Este artigo tem por objetivo geral explicitar o alcance e os resultados do estágio em Serviço Social no litoral paranaense, que tem por base o curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, localizado na cidade de Matinhos, PR. Discorre, para tanto, sobre a abrangência dos campos, apresentando as grandes áreas onde estão localizados os espaços sócio-ocupacionais e o número de profissionais que atuam na região. Explicita, ainda, os resultados dos processos interventivos realizados pelos estudantes das turmas de 2015 e 2016 em seus Projetos de Intervenção desenvolvidos em diferentes campos sócio-ocupacionais ao longo desse período. O estudo conecta o estágio em Serviço Social às Diretrizes Curriculares dos cursos de Serviço Social (ABEPSS, 1996), regulamentadas pela profissão e pela Política Nacional de Estágios (PNE).


Keywords


Estágio em Serviço Social, Diretrizes Curriculares para os cursos de Serviço Social, Projeto de Intervenção, Litoral do PR.

References


ABEPSS. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social. Texto na íntegra aprovado em Assembleia em novembro de 1996. Rio de Janeiro, 1996.

ABEPSS. Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Política Nacional de Estágio. 2010. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/ pneabepss_maio2010_corrigida.pdf . Acesso em: 15 mar. 2019.

LEWGOY, Alzira Maria Baptista. Supervisão de estágio em Serviço Social: desafios para a formação e exercício profissional. São Paulo: Cortez, 2013.

UFPR. Universidade Federal do Paraná. Projeto Pedagógico de Curso de Serviço Social (PPC). 2015. Disponível em: http://www.litoral.ufpr.br/portal/wp-content/ uploads/2015/02/PPC-SERVI%C3% 87O-SOCIAL.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-089

Refbacks

  • There are currently no refbacks.