Analysis of student´s proficiency evaluation model for adaptative testing / Analysis of student's proficiency evaluation model for adaptive testing

Heitor Melo de Lucas Brandão, Leonardo Guerra de Rezende Guedes, Olegário Corrêa da Silva Neto, Eugênio Julio Messala Cândido Carvalho

Abstract


A evolução da Internet e sua adoção transformou e continua transformando cada vez mais o contexto humano e, a educação, também está inserida nessa situação. Devido a isso, há ferramentas de apoio ao estudante, como sistemas avaliativos online. Apresentaremos nesse trabalho os resultados da simulação de uma avaliação online feita por um aluno com dada proficiência, a fim de coletar todos os dados a respeito do desempenho deste aluno – sua nota final – utilizando a teoria de Resposta ao Item em duas abordagens para cômputo da nota final. Uma primeira abordagem usando a questão subsequente a uma respondida de um nível de dificuldade superior ou inferior dependendo do acerto da questão anterior. E uma segunda usando a questão subsequente a uma respondida de um nível de dificuldade entre a anterior e a do limite máximo ou mínimo dependendo do acerto da questão anterior. Foram analisados resultados de simulação para diferentes tamanhos de provas e para diferentes proficiências dos respondentes simulados. Após análise multivariada de clusterização dos resultados por K-means, verifica-se que ambas as abordagens são subótimas para situações diferentes de tamanhos de prova na busca da nota final mais próxima da proficiência simulada.


Keywords


Modelo Avaliativo. Avaliação de Proficiência, Teoria de Resposta ao item, Testes Adaptativos Informatizados.

Full Text:

PDF

References


Cassiano, K. M. (2014). Análise de Séries Temporais Usando Análise Espectral Singular (SSA) e Clusterização de Suas Componentes Baseada em Densidade. 2014.172 f. Tese (Doutorado) – Departamento de Engenharia Elétrica, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ferreira, E. A. (2018). Teoria de Resposta ao Item–TRI: análise de algumas questões do ENEM: habilidades 24 a 30.

de Rezende Guedes, L. G., Cordeiro, A. M., & Fleury, N. B. (2015). Um Método para o Diagnóstico das Habilidades Gerenciais de Egressos em Engenharia como Subsídio ao Arefeiçoamento de Projetos Pedagógicos no Escopo da Gestão: Um Estudo de Caso. International Journal on Alive Engineering Education, 2(2), 71-83.

de Rezende Guedes, L. G., & dos Santos, J. P. A. (2019). Diagnóstico e avaliação da aplicação de metodologias ativas nos cursos de engenharia da pontifícia universidade Católica de Goiás e da Universidade Federal de Goiás/Diagnosis and evaluation of active methodologies application at the pontifical catholic university of Goiás and the Federal university of Goiás’ Engineering Courses. Brazilian Journal of Development, 5(9), 16897-16910.

Santos, F. D., & de Rezende Guedes, L. G. (2005). Testes Adaptativos Informatizados baseados em teoria de resposta ao item utilizados em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE, 3(2).

Walter, O. M. F. C., Henning, E., Konrath, A. C., Bornia, A. C., & de Menezes Sternadt, J. (2019). Avaliação da proficiência dos alunos de Engenharia De Produção do Enade/2014 por meio da Teoria da Resposta ao Item. Revista de Ensino de Engenharia, 39(2).


Refbacks

  • There are currently no refbacks.