Os processos comunicacionais do passado e do presente e suas implicações educacionais: representações de docentes do ensino superior / The communicational processes of the past and the present and their educational implications: representations of higher education teachers

Lucimara de Jesus Silva, Julio César Castilho Razera

Abstract


O presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar as representações de professores universitários sobre os processos comunicacionais do passado e do presente e suas implicações educacionais e relacionais com os alunos. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, à luz de pressupostos teóricos e metodológicos das Representações Sociais. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com professores do curso de Licenciatura em Biologia de universidade pública do interior da Bahia, Brasil. Após transcritos, os dados foram categorizados e analisados de acordo com procedimentos e técnicas extraídas da Teoria do Núcleo Central das Representações Sociais. Isso permitiu sistematizar as informações em categorias que, ao final, possibilitaram responder ao objetivo proposto. As representações nucleares foram homogêneas para diversos aspectos comunicacionais e relacionais entre o passado e o presente a envolver a educação de uma forma geral. No entanto, nas representações que implicavam o status deles próprios no respectivo processo de ensino emergiram aspectos nucleares distintos dos demais. As licenciaturas, por exemplo, apareceram apartadas e com características de resistência aos processos comunicacionais e relacionais do mundo social atualmente vivido.   


Keywords


Tecnologias de comunicação; Relações professor-aluno; Ensino Superior.

References


BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: edições 70, 2004.

BESSA, D. D. Teorias da comunicação. Brasília. Universidade de Brasília, 2006. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2019.

COUTINHO, M. P. L.; DO BÚ, E. A técnica de associação livre de palavras sobre o prisma do software Tri-Deux-Mots. Revista Campo do Saber, v.3, n.1, p. 219-243, 2017. Disponível em: < http://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/72>. Acesso em: 20 set. 2019.

COUTINHO, C.; LISBÔA. E. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, v. XVIII, n. 1, p. 5-22, 2011.

CURADO, A. Teoria da comunicação: conceito, evolução, escolas e teorias. 2019. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2019.

FERREIRA, A. Leitura e escrita nas redes sociais. Revista Principia Divulgação Cientifica e Tecnologia, IFPB, n. 25, 2014. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, P.G. Tópicos de teoria da comunicação: Processos midiáticos em debates. 2. ed. São Paulo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2004.

HILU, L.; OLIVEIRA, R.G.; RODERO, R. Possibilidades do uso pedagógico das redes sociais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10. 2011, Curitiba. Anais..., Curitiba: PUCPR. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4349_3039.pdf >. Acesso em: 18 ago. 2019.

KENSKI, V.M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

KENSKI, V. M. Educação e comunicação: interconexões e convergências. Educação & Sociedade, v.24, n. 104, p. 647-665, 2008. Disponível em: . Acesso em 10 out. 2019.

MINAYO, M.C de S. (org). Pesquisa social: teoria método e criatividade. 23. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7. ed. Campinas: Papirus, 2003.

PERLES, J. B. Comunicação: conceitos, fundamentos e história. BOCC - Biblioteca On-Line de Ciências da Comunicação, Universidade Beira Interior, Portugal, 2007. Disponível em: . Acesso em: 12 nov. 2019.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. (Coleção Cibercultura). Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2019.

SÁ, C. P. representações sociais: teoria e pesquisa do núcleo central. Temas em Psicologia, v.3, p. 19-33, 1996.

SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

SILVA, I. C. S.; PRATES. T. S.; RIBEIRO. L.F.S. As novas tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelos professores na sala de aula. Revista Em Debate, UFSC, Florianópolis, n. 15, p.108, 2016. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-072

Refbacks

  • There are currently no refbacks.