Hands-on no aprendizado de ondulatória: estudo de caso com uma plataforma robótica / Hands-on no aprendizado de ondulatória: estudo de caso com uma plataforma robótica

Francisco Roberto Oliveira da Silva, Luana Samara Paulino Maia, Daniel do Nascimento e Sá Cavalcante

Abstract


O ensino de física no Brasil ainda não conseguiu fazer uma ligação real do que é visto em sala de aula e o cotidiano do aluno. Este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade do uso de uma plataforma robótica na aprendizagem de conceitos de ondulatória, tendo como suporte a placa Arduino. Utilizamos as teorias do construtivismo (Jean Piaget) e do construcionismo (Seymour Papert) com as premissas da robótica educacional como base para o trabalho. As atividades foram realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, com turmas do ensino médio técnico integrado dos cursos de informática e mecânica. A coleta de informações foi obtida por meio de uma atividade realizada pelos alunos após a manipulação da plataforma robótica. Os dados revelaram que os alunos enfrentaram dificuldades em perceber quantas funções a plataforma realizara de acordo com a sua frequência de operação, porém com a manipulação da plataforma as dúvidas que existiam sobre a teoria foram respondidas com a prática. Percebeu-se que a atividade experimental faz com que o aluno confronte sua capacidade de concentração e rebata a idéia de que esse momento é apenas divertido, e que atrairia os alunos apenas pela novidade.


Keywords


Aprendizagem, Ondulatória, Plataforma robótica.

References


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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-071

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