Hands-on no aprendizado de ondulatória: estudo de caso com uma plataforma robótica / Hands-on no aprendizado de ondulatória: estudo de caso com uma plataforma robótica

Authors

  • Francisco Roberto Oliveira da Silva
  • Luana Samara Paulino Maia
  • Daniel do Nascimento e Sá Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-071

Keywords:

Aprendizagem, Ondulatória, Plataforma robótica.

Abstract

O ensino de física no Brasil ainda não conseguiu fazer uma ligação real do que é visto em sala de aula e o cotidiano do aluno. Este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade do uso de uma plataforma robótica na aprendizagem de conceitos de ondulatória, tendo como suporte a placa Arduino. Utilizamos as teorias do construtivismo (Jean Piaget) e do construcionismo (Seymour Papert) com as premissas da robótica educacional como base para o trabalho. As atividades foram realizadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, com turmas do ensino médio técnico integrado dos cursos de informática e mecânica. A coleta de informações foi obtida por meio de uma atividade realizada pelos alunos após a manipulação da plataforma robótica. Os dados revelaram que os alunos enfrentaram dificuldades em perceber quantas funções a plataforma realizara de acordo com a sua frequência de operação, porém com a manipulação da plataforma as dúvidas que existiam sobre a teoria foram respondidas com a prática. Percebeu-se que a atividade experimental faz com que o aluno confronte sua capacidade de concentração e rebata a idéia de que esse momento é apenas divertido, e que atrairia os alunos apenas pela novidade.

References

AGUIRRE, L. A.; DA SILVA, A.P.A.; CAMPOS, M.F.M; DO AMARAL, W.C.

Enciclopédia de Automática: Controle e Automação. Editora Blucher: São Paulo, Vol.3 (Robótica). 2007.

BRASIL, 2016. Ministério da Educação. Resultado do Pisa de 2015 é tragédia para o futuro dos jovens brasileiros, afirma ministro. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=42741>. Acesso em 27 fev. 2017

BORGES, A. T. Novos Rumos para o Laboratório Escolar de Ciências. Cad. Brás. Ens. Fís. v. 19, n.3: p.291-313, dez. 2002.

MEC. Programa Mais Educação. Disponível em:

<http://educacaointegral.mec.gov.br/mais-educacao> Acesso em 02 mai. 2017

MENEZES, E. T.; SANTOS, T. H. Verbete robótica educacional. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2015. Disponível em:

<http://www.educabrasil.com.br/robotica-educacional/>. Acesso em: 08 abr. 2017.

MORAIS, E. P.; CARVALHO, L. Aprender com as TIC – Caso de Estudo. CISTI 2012. Volume I. CISTI 2012 - 7ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.

SILVA, K. N. Experimento em Ondas Acústicas Para Auxiliar o Processo Ensino e Aprendizagem da Física no Ensino Eédio. Dissertação de Mestrado. São Carlos- SP, 2012.

TRISTÃO, M. B. Desafio de implementação da sala de informática numa escola do município de Gravataí. Porto Alegre 2012. Universidade do Rio Grande do Sul. Trabalho de especialização em mídias na educação.

VALENTE, J. A. Por quê o computador na educação? Disponível em:

<http://www.mrherondomingues.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/27/1470/14/arquivos

/File/PPP/TextoComputadornaEducacao.pdf>. Acesso em: 13 Abr. 2017.

Published

2020-03-05

How to Cite

Silva, F. R. O. da, Maia, L. S. P., & Cavalcante, D. do N. e S. (2020). Hands-on no aprendizado de ondulatória: estudo de caso com uma plataforma robótica / Hands-on no aprendizado de ondulatória: estudo de caso com uma plataforma robótica. Brazilian Journal of Development, 6(3), 10526–10538. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-071

Issue

Section

Original Papers