Avaliação da influência da granulometria no reaproveitamento de resíduos de blocos cerâmicos / Evaluation of the influence of granulometry in the reuse of ceramic block waste

Valeria Castro de Almeida, Claudinei de Souza Guimarães, Israel Lima Monte Gonçalves, Everton Gripa Marques

Abstract


Apesar da indústria da construção civil ser um dos setores que apresenta taxa de crescimento ainda não conseguiu solucionar seus problemas quanto aos resíduos gerados. Como consequência, a indústria de revestimentos cerâmicos passa a ter papel fundamental no desenvolvimento do setor, acarretando, então, em um aumento de sua capacidade produtiva. Em contrapartida, este ritmo de desenvolvimento acelerado traz à tona uma preocupação com o destino e finalidade de seus resíduos. O descarte inapropriado desse material residual atinge a sociedade de maneira danosa sob a forma de custos com a remoção e tratamento dos mesmos. Uma alternativa a esse entrave seria minimizar a geração de entulho destinado aos locais de despejo desses materiais. Sendo assim, torna-se fundamental a criação de técnicas que tenham como finalidade a reutilização dos resíduos da construção civil (RCC’s). Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é avaliar a influência da granulometria nas características físicas de corpos cerâmicos fabricados a partir do reaproveitamento dos resíduos de tijolos vermelhos provenientes da indústria de construção civil. Para isso, destaca-se a caracterização físico-química das matérias-primas utilizadas, além da avaliação das propriedades físico-mecânicas dos corpos de prova cerâmicos obtidos utilizando esses resíduos. Os estudos experimentais foram voltados para a determinação das propriedades físicas e mecânicas e a caracterização dos corpos de prova foi realizada pelas técnicas de difração de Raios X e microscopia eletrônica de varredura (MEV).


Keywords


Palavras-chave: Granulometria, blocos cerâmicos, reaproveitamento.

References


GROHMANN, M. Z. Redução do desperdício na construção civil: levantamento das medidas utilizadas pelas empresas em Santa Maria. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1998, Niteroi. Anais do XVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 1998.

PIOVEZAN JUNIOR, G. T. A.; SILVA, C. E. Investigação dos resíduos da construção civil (RCC) gerados no município de Santa Maria-RS: um passo importante para a gestão sustentável. In: 24° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitaria e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. Anais do 24° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. , 2007. v.1. p.1 – 8.

ORTS, M. J. ; CAMPOS, B. ; PICÓ, M.; GOZALBO, A. (1993) – Métodos de análises granulométrico. Aplicación al control de la granulometría de matérias-primas (I). Técnica Cerâmica, nº 210, pp. 19-23, 1993.

BARBA, A. BELTRÁN V., FELÍU C., GARCIA J., GINÉS F., SÁNCHEZ E., SANZ V., Materias-primas para la fabricación de suportes de baldosas cerámicas, 2aEd., Instituto de Tecnología Cerámica - ITC/AICE - Castañeda, Castellón, Espanha (2002) 292p.

C. A. PRADO, A. ZANARDO, A. P. M. MENEGAZZO, M. M. T. Moreno, Influência da distribuição granulométrica na estabilidade dimensional de placas cerâmicas de base vermelha, Cerâmica 54 (2008) 466-471.

CALLISTER, W.D. Ciência e Engenharia de materiais – uma introdução. Editora LTC, RJ, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-051

Refbacks

  • There are currently no refbacks.