Pelos fios da memória: Programa Brasil Alfabetizado -fazer falar o silêncio pelas lembranças de uma alfabetizadora / By the memory wire: Brazil Literacy Program - making silence speak through a literacy memories

Rosilene da Costa Bezerra Ramos, Charles Lamartine de Sousa Freitas, Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Fernanda Raquel Bezerra Ramos, Anita Roberta Carlos Melo

Abstract


Esta pesquisa se insere no campo das discussões da alfabetização de jovens e adultos elucidando questões acerca dos desafios da atuação do Programa Brasil Alfabetizado –PBA- no município de Baraúna/RN. O artigo constitui-se um recorte do trabalho de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação - POSEDUC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Este estudo tem por objetivo recuperar as memórias da atuação e os desafios na experiência do PBA no município de Baraúna/RN sob o ponto de vista de uma alfabetizadora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e está ancorada no método (Auto) biográfico. Os dados foram coletados junto a alfabetizadora voluntária do PBA mediante sessões (auto) biográficas e narrativas. Como resultados, sobressaem-se nas falas da alfabetizadora os desafios e anseios que encontrou na atuação de um programa voltado para a alfabetização de adultos. As suas lembranças rememoraram as vivências e o convívio com os alunos, e ainda os saberes e conhecimentos adquiridos no ensejo das formações iniciais e continuadas do programa. Legitimar a voz e creditar valor aos conhecimentos e histórias dos homens e mulheres comuns é um ponto de ancoragem da nossa investigação. A reconstrução da experiência vivida e da memória da alfabetizadora Lúcia de Fátima Azevedo contribui para a escrita do percurso histórico do PBA na cidade de Baraúna/RN.


Keywords


Narrativas. Alfabetização de Jovens e Adultos. Experiências Formadoras

References


BRASIL. Ministério da Educação. SECAD. Documento Princípios, Diretrizes, Estratégias e Ações de Apoio ao Programa Brasil Alfabetizado: Elementos para a Formação de Coordenadores de Turmas e de Alfabetizadores. Brasília, 2011.

JOSSO, Marie Christine. Da Formação do sujeito... ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (Auto) biográfico e a formação. Lisboa: MS/DRHS/CFAP, 1988-2010.

MINAYO, M. C. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005-2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-049

Refbacks

  • There are currently no refbacks.