Uso de sistema combinado filtro anaeróbio seguido de biofiltro aerado submerso no tratamento de esgoto sanitário contendo formaldeído / Use of combined system anaerobic filter followed with aerated biofilter submersed in the treatment of sanitary sewage containing formaldehyde

Edson Aparecido Abdul Nour, Angela dos Santos Barretto, Fernando Pena Candello, Ligia Maria Domingues, Eloisa Maria dos Reis dos Santos

Abstract


Problemas na área de saúde pública estão diretamente relacionados com a falta de saneamento. O tratamento de esgoto, em conjunto com outras ações, favorece a preservação dos recursos naturais e desta forma métodos simplificados para o tratamento de efluentes estão em constante desenvolvimento. A associação de métodos tende a aumentar a eficiência do processo e possibilita a utilização dá água para fins menos nobres, como lavagens, irrigação e descargas em vasos sanitários. Dessa maneira tem-se uma redução do consumo de água e da geração de efluentes. O conhecimento sobre o projeto, construção e operação de sistemas simplificados, em particular da unidade responsável pelo tratamento biológico, é de suma importância. O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento do sistema de tratamento combinado: filtro anaeróbio (FA), seguido de biofiltro aerado submerso (BAS) e decantador, frente ao tratamento de esgoto sanitário contendo formaldeído nas concentrações de 200 e 400 mg/L, utilizando variáveis físicas e químicas como parâmetros de monitoração. O experimento foi desenvolvido nas dependências do Laboratório de Saneamento da FEC/UNICAMP. Os 3 pontos de coleta foram: efluente bruto mais formaldeído, saída do FA e saída do decantador, correspondendo ao efluente tratado pelo sistema. A água residuária que foi utilizada neste estudo apresentava características condizentes às de um esgoto sanitário de média concentração em termos de matéria orgânica, onde foram adicionados os diferentes valores de concentração de formaldeído. A concentração de nitrogênio amoniacal no efluente tratado pelo sistema não ultrapassou 20 mg/L durante todo o período de operação com 200 mg/L de formaldeído e foi ainda menor para 75% dos valores obtidos quando foi aplicada a concentração de  400 mg/L de formaldeído. O valor médio da concentração e da porcentagem de remoção de DQO total para o efluente tratado pelo sistema, ponto 3, durante o período de estudo foi de 38 mg/L e 93,2 %, 76 mg/L e 91,8% , respectivamente para as aplicações de 200 e 400 mg/L. O sistema se mostrou robusto, tanto na operação como na sua manutenção durante todo o período de avaliação, indicando que sistemas combinados contendo reatores com biomassa aderida a meios suportes fixos são um opção muito importante e viável para produzir efluentes tratados de qualidade adequada ao seu lançamento, mesmo tratando efluente contendo composto considerado tóxico, enquadrando-os nos requisitos estabelecidos pela legislação vigente, principalmente em relação a carbono, formaldeído e nitrogênio amoniacal.


Keywords


Sistema combinado, esgoto sanitário, formaldeído, nitrificação.

References


AMERICAN HEALTH ASSOCIATION, Microbiological examination. In: Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. 20th ed. APHA, AWWA, WEF, Washington, 1998.

BATISTA, V.M., “Sistema combinado aplicado ao tratamento de esgoto sanitário contendo formaldeído: desempenho e avaliação da biomassa”, Dissertação de Mestrado (FEC/UNICAMP), 101 p., 2007.

CASTAGNATO, R., “Tratabilidade de esgoto sanitário contendo formoldeído em um sistema combinado filtro anaeróbio-biofiltro aerado submerso”, Dissertação de Mestrado (FEC/UNICAMP), 141 p., 2005.

CASTAGNATO, R.; NOUR, E.A.A., “Tratabilidade de esgoto sanitário contendo formaldeído em um sistema combinado filtro anaeróbio-biofiltro aerado submerso”, XXIV Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Belo Horizonte, 2007.

DILALLO,R.; ALBERTSON,O.E. Volatile acids by direct titration. J. Water Pollution Control Fed., v. 33, n. 4, p. 357-365, 1961.

DOMINGUES, L.M., “Sistema combinado filtro anaeróbio - biofiltro aerado submerso: avaliação da partida e da nitrificação de esgoto sanitário”, Dissertação de Mestrado (FEC/UNICAMP), 115 p., 2005.

FOCO, M.L.R., “Filtro anaeróbio seguido de biofiltro aerado submerso: produção de biomassa, conversão de matéria orgânica e de nitrogênio”, Dissertação de Mestrado (FEC/UNICAMP), 115 p., 2010.

NIOSH – National Institute for Occupacional Safety and Health – Manual of analytical methods (NMAN): Method 3500(2) – formaldehyde, 4th ed, 1994.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-040

Refbacks

  • There are currently no refbacks.