Controle de qualidade na operação de recolhimento do amendoim e teor de água nas vagens / Quality control in the process of peanut pick-up and water content in pods

Rodrigo Silva Alves, Victor Augusto Da Costa Escarela, Mariel Gomes Da Silva, Thiago Orlando Costa Barboza, Amanda Severino Soares, Gervásio Pegoraro, Carlos Alessandro Chioderoli

Abstract


A cultura do amendoim é muito empregada em processos de rotação de culturas, principalmente em áreas cultivadas com cana-de-açúcar. Quando se trata da cultura do amendoim, a segunda fase relacionada à colheita com o recolhimento do amendoim é realizada a avaliação de perdas, a fim de que seja feita a tomada de decisões para imediata solução de problemas encontrados. O objetivo deste trabalho foi avaliar as perdas em função do teor de água nas vagens e perdas relacionadas ao recolhimento do amendoim. A coleta de dados foi realizada no município de Iturama, em solo arenoso, cultivar IAC OL3. As amostras foram coletadas em 20 pontos amostrais utilizando uma armação de 2 m2 logo após operação de recolhimento, determinando o teor de água nas vagens. As variáveis avaliadas foram perdas no recolhimento e teor de água utilizando a estatística descritiva e o controle estatístico do processo. As cartas de controle demonstraram que as perdas no recolhimento e no teor de água, não foram adequadas ao processo produtivo do amendoim, levando à instabilidade do processo.


Keywords


cartas de controle, teor de água, perdas.

References


CAVICHIOLI, F. A. et al. Perdas quantitativas de amendoim nos períodos do dia em sistemas mecanizados de colheita. Científica, v.42, n.3, p.211–215, 2014.

EMBRAPA, Amendoim: o produtor pergunta a embrapa responde. 1° edição. Brasilia – DF: Embrapa informação tecnológica, 2009.

EMBRAPA. Sistema de produção de amendoim. Brasília, DF. Disponivel em: . Acesso em: 04 mai. 2019.

PIMENTEL-GOMES, F.; GARCIA, C. H. Estatística aplicada a experimentos agronômicos e florestais: exposição com exemplos e orientações para uso de aplicativos. Piracicaba: FEALQ, 2002. 309p.

ROBERSON, G. T. Planting, harvesting, and curing peanuts. p.131-148. In: JORDAN, D. L. et al. ; Peanut information 2010. North Carolina Coop. Ext. Ser. Series AG-331. 2009.

ZERBATO, C. et al. Escavação mecanizada de amendoim para população de plantas e nível de água no solo. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola, v.18, n.4, p.181-192, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-034

Refbacks

  • There are currently no refbacks.