Segurança do trabalho e medidas de proteção na construção civil / Work safety and protective measures in civil construction

Allefy Teles Sampaio, Ana Elisa Lavezo, Graziella Deldoto Coutinho

Abstract


O setor da construção civil apresenta inúmeros riscos aos trabalhadores que estão expostos a essas atividades. A mão de obra não qualificada, falta de constante treinamento e fiscalização ineficaz aumentam ainda mais as estatísticas. A segurança oferecida para os trabalhadores dificilmente está em conformidade com as Normas Regulamentadoras e o descaso por parte dos empregadores é notória. Este trabalho é desenvolvido a fim de identificar melhorias, promovendo melhorias para que as empresas apliquem devidamente as medidas de proteção nos canteiros de obra.

 


Keywords


Construção Civil, Acidentes, Treinamento.

References


ALVES, A.L., Organização do Canteiro de Obras: Um estudo aplicativo na Construção do Centro de Convenções de João Pessoa – PB. 2012. Monografia (Curso de Engenharia Civil), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

BRASIL. Ministério da Economia. Norma regulamentadora 6 - Equipamento de Proteção Individual, 2018.

BRASIL. Ministério da Economia. Norma regulamentadora 18 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, 2018.

PACHECO, A.C., O uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo conforme Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho – PCMAT. 2010. Trabalho (Curso de Engenharia Civil), Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana.

PRACONSTRUIR. Canteiro de obras: o que é e como organizar? Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2019.

PEREIRA, Caio. Canteiro de obras: tipos, elementos e exigências da NR-18. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/canteiro-de-obras/. Acesso em: 25 de julho de 2019.

PEREIRA, J.S., LOPES, A.R.; Inspeção em Canteiro de Obras na RMB. Utilização de EPI e EPC e a rejeição por parte dos trabalhadores na utilização. 2009. Trabalho (Curso de Engenharia Civil), Universidade da Amazônia, Belém.

PEINADO, Hugo Sefrian. Segurança e Saúde do Trabalho na Indústria da Construção Civil. São Carlos: Scienza, 2019.

STEFANO, C., Segurança na Construção Civil: Trabalho de educação, conscientização e medidas de proteção. 2008. Trabalho (Curso de Engenharia Civil), Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.

SINDUSCON. Gestão Ambiental de Resíduos na Construção Civil: a experiência do SindusCon. 2005, São Paulo.

SILVA, A.A., Segurança no Trabalho na Construção Civil: Uma revisão bibliográfica. Artigo (Curso de Engenharia Civil), Faculdade Kennedy, Belo Horizonte.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-032

Refbacks

  • There are currently no refbacks.