Promovendo o curso de engenharia de telecomunicações no ensino médio com abordagem hands- on: relato de caso / Promoting the telecommunications engineering course in high school with hands-on approach: case report

Authors

  • Luana Samara Paulino Maia
  • Lucas Rodrigues Marcelino
  • José Stênio Negreiros Júnior
  • Daniel do Nascimento e Sá Cavalcante
  • Glendo de Freitas Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-024

Keywords:

Engenharia de Telecomunicações, Ensino Médio, Hands-On, Vestibular, Workshop.

Abstract

O setor de telecomunicações vem crescendo significamente nas últimas décadas, demandando profissionais especializados para sua evolução contínua. Embora as telecomunicações estejam intrinsecamente presentes no dia a dia da população, é fato que o curso de Engenharia de Telecomunicações é relativamente recente, quando comparado a outros cursos de engenharia, de forma que o perfil do egresso é pouco conhecido pelos alunos de Ensino Médio. Dessa forma, estes alunos geralmente desconhecem de que se trata o curso e, como resultado, não o veem como uma possibilidade de carreira profissional. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta simples de solução para a difusão da temática “telecomunicações” nas escolas de Ensino Médio a partir de uma interação entre alunos de Engenharia de Telecomunicações, profissionais atuantes no mercado e alunos do Ensino Médio. Como estudo de caso, a proposta foi implementada em uma escola pública da rede estadual com uma turma de terceiro ano. Como resultados, constatamos que o workshop despertou nos alunos o interesse pela temática, de forma que quase a totalidade dos participantes mudou positivamente de opinião quanto a considerarem o curso de Engenharia de Telecomunicações como uma opção novestibular.

References

PINTO, H. “Engenheiros escassos e pouco qualificados", Disponível em: <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe artigo/130>. Acesso em: 03 maio 2017.

MARCOVITH, Jacques. Ciência e arte – imaginário e descoberta. In CIÊNCIA E ARTE: imaginário e descoberta. São Paulo: Terceira Margem, 2003.

O GLOBO. https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/mercado-de-trabalho-para- engenharia-de-telecomunicacoes-tem-ampla-oferta-de-vagas-2980098. Acesso em 03 mai 2017

SANTOS, A. M. T. B. SILVA, I. T. Forma engenharia: Projeto SCADA. Incentivo para estudantes de ensino médio a cursarem engenharia. XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Fortaleza- CE, 2015.

SILVA, G. S. FONSECA, W. S. FERNANDES, F. C. BANDEIRA T. B. JUNIOR, A.

S. Incentivo a engenharia para alunos do ensino médio utilizando protótipos desenvolvidos através da metodologia PBL. Revista Engenharia Viva. 36- 42. 2016

Published

2020-03-03

How to Cite

Maia, L. S. P., Marcelino, L. R., Júnior, J. S. N., Sá Cavalcante, D. do N. e, & Guimarães, G. de F. (2020). Promovendo o curso de engenharia de telecomunicações no ensino médio com abordagem hands- on: relato de caso / Promoting the telecommunications engineering course in high school with hands-on approach: case report. Brazilian Journal of Development, 6(3), 9883–9893. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-024

Issue

Section

Original Papers