Produção e análises físico-químicas da aguardente obtida a partir do doce do Buriti / Production and physical and chemical analyzes of the holder obtained from the sweet Buriti

Raimundo José de Lima Corrêa, Elmo de Sena Ferreira Júnior, Karinne Fernanda Menezes Ferreira, Sinara de Fátima Freire dos Santos, Wanderson Costa Cantanhede, Lucas dos Santos Casas Nova, Leidiana de Sousa Lima

Abstract


Aguardente é uma bebida com teor alcoólico entre 38 e 54% em volume. O doce de buriti é um produto fabricado a partir do buriti (mauritia flexuosa) que é um fruto característico da região norte/nordeste. Este trabalho teve como objetivo a produção e a análises físico-química da aguardente obtida do doce do buriti. Foram realizadas as análises físico-químicas de pH, teor alcoólico real, acidez volátil, ésteres totais, extrato seco total e °Brix seguindo a metodologia do Instituo do Adolfo Lutz. De acordo com os resultados foi verificada, a boa qualidade de bebida.


Keywords


doce de buriti, aguardente, produção

References


BRASIL. Decreto nº 6871, de 14 de junho de 2009. Dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e fiscalização de bebidas. Legislação de bebidas. [S.I.], p.10, jun. 2009. Disponível em: . Acesso em: 12 março 2019.

CARDOSO, M.G. Produção de Aguardente de Cana de Açúcar. Editora UFLA. Lavras-MG, 2011. 241p

FOLEGATTI, Myrtes Maria da Silva. A Imagem da Cachaça no Brasil e no Exterior: Uma Proposta descritiva de Mitos Culturais Brasileiros com Aplicação com PL2E. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/29483/29483.PDF. Acesso em: 11 abril 2019.

INSTITUTO ADOLFO LUTZ. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz; métodos químicos e físicos para análise de alimentos. São Paulo, 1977. v.l

MARTINS N.G.S.; MIRANDA M. B., BELLUCO A.E.S.; HORII J., ALCARDE A.R. Qualidade química de cachaças e de aguardentes brasileiras. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v. 27, n.4, p.897- 901, out.-dez. 2007.

QUEIROZ, J.C.F de; BRITO, A.S.; SOUSA, B.R.S. de; CLEMENTINO, L. da C.; CAVALCANTI, R.M.F.; SOUSA, J.P. de; SILVA, D.P.D. Produção Artesanal de Aguardente a partir de Algaroba (Prosopis julilora) e sua Aceitação de Consumidores. Disponível em: http://www.ufcg.edu.br/revistasaudeeciencia/index.php/RSC-UFCG/article/view/198. Acesso em: 27 março 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-017

Refbacks

  • There are currently no refbacks.