Contexto para a utilização da madeira como sistema estrutural em edifícios habitacionais / Context for the use of wood as a structural system in housing buildings

Rodrigo de Souza N. Giorgi, Vinícius Algarte Quirino, Célia Regina Moretti Meirelles

Abstract


Existem dois grandes desafios em relação ao ambiente global que a humanidade enfrentará no decorrer deste século: as mudanças climáticas e o crescimento urbano e demográfico nas cidades. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar um contexto para a utilização da madeira como elemento estrutural, em edifícios de múltiplos andares, para habitações, em centros urbanos, como alternativa à utilização de materiais construtivos de fontes de matéria-prima não renováveis, tais como o concreto e o aço. Busca-se demonstrar que a utilização de madeira pode impactar positivamente o meio ambiente, as economias locais e a cultura da construção civil, por ser matéria-prima de fonte renovável e de oferta ilimitada, desde que o seu crescimento, colheita e produção sejam geridos de forma sustentável. Para tanto, são apresentadas informações técnicas sobre o comportamento desse material, que apontam, por exemplo, grande resistência estrutural e alto grau de eficiência e de precisão no processo industrial de pré-fabricação de elementos, o que viabiliza construções mais leves, rápidas e limpas, reduzindo desperdícios.


Keywords


Madeira, Sustentabilidade, Pré-fabricação, Tecnologia construtiva, Industrialização.

References


BURDETT, Ricky; SUDJIC, Deyan. Living in the Endless City. Londres: Phaidon, 2011.

DANGEL, Ulrich. Turning Point in Timber Construction: A New Economy. Basileia: Birkhäuser, 2017.

DÖRRHÖFER, Andreas; ROSENTHAL, Markus; STAIB, Gerald. Components and Systems: Modular Construction – Design, Structure, New Technologies. Basileia: Birkhäuser, 2008.

FEDERATION OF THE FINNISH WOODWORKING INDUSTRIES. LVL Handbook. Helsinki: Punamusta, 2019.

GREEN, Michael; TAGGART, Jim. Tall Wood Buildings: Design, Construction and Performance. Basileia: Birkhäuser, 2017.

GUMUCHDJIAN, Philip; ROGERS, Richard. Cidades Para Um Pequeno Planeta. Barcelona: Gustavo Gili, 2011.

HAFNER, Annette; WINTER, Stefan; TAKANO, Atsushi. Wooden products - Positive material in life-cycle analysis. Conference: Life-Cycle and Sustainability of Civil Infrastructure Systems: Proceedings of the Third International Symposium on Life-Cycle Civil Engineering, 2012.

KARACABEYLI, Erol; DOUGLAS, Brad. CLT Handbook: Cross Laminated Timber. Vancouver: Forintek Canada Corporation, 2013.

KAUFMANN, Hermann; KRÖTSCH, Stefan; WINTER, Stefan. Manual of Multistorey Timber Construction. Munique: Birkhäuser, 2018.

KOLB, Josef. Systems in Timber Engineering. Basileia: Birkhäuser, 2008.

MAYO, Joseph. Solid Wood: Case Studies in Mass Timber Architecture, Technology and Design. Abingdon: Routledge, 2015.

SMITH, Ryan. Prefab Architecture: A Guide to Modular Design and Construction. Nova Jersey: Wiley, 2011.

UNITED NATIONS HUMAN SETTLEMENTS PROGRAMME (UN-Habitat). State of the World’s Cities 2010/11: Cities for All: Bridging the Urban Divide. Abingdon: Routledge, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-014

Refbacks

  • There are currently no refbacks.