Estudo sobre viabilidade técnica da utilização do lodo de estações de tratamento de esgotos domésticos como insumo na engenharia civil / Study on technical feasibility of the use of sludge from home sewage treatment plants as an input in civil engineering

Ismael Vanio Agostinho Santana

Abstract


O crescente aumento populacional tem exigido cada vez mais uma solução sustentável e ecológica para disposição final dos resíduos sólidos gerados pelas estações de tratamento de esgotos doméstico e é buscando alternativas a este problema ainda sem solução definitiva que esta pesquisa objetivou analisar as possibilidades de aproveitamento do lodo de esgoto. Os resíduos sólidos (Lodo) advindos destes processos, apesar de muito tóxicos, tendo o tratamento adequado pode ser utilizado na produção de tijolos, agregados leves miúdos, graúdos e como adição à argamassa e concreto, substituindo parte do agregado convencional. Será analisado as alterações referentes a resistência mecânica do material com adições de lodo e a viabilidade técnica de transformar este resíduo em insumo para engenharia civil.


Keywords


Tratamento de esgoto; lodo de esgoto; viabilidade; sustentável.

References


ANDREOLI, Cleverson Vitório et al (Org.) - Resíduos sólidos do saneamento: processamento, reciclagem e disposição final. Curitiba: Abes, 2001. 282 p.

GEYER, A.L.B. - Contribuição ao estudo da disposição final e aproveitamento da cinza de lodo de estações de tratamento de esgotos sanitários como adição ao concreto. Porto Alegre, 2001. 238 p.

FEITOSA, Maria Célia Alves – Lodo de esgoto: Algumas aplicações em engenharia. Recife, 2009. 120 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-001

Refbacks

  • There are currently no refbacks.