Educação, escola e saberes: pluralidades / Education, school and knowledge: pluralities

Authors

  • Dilma Virgínia Loiola de Lima
  • Diógenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-312

Keywords:

Escola Pluralidade. Ecologia. Educação. Saberes.

Abstract

Há no trabalho de educar um profundo comprometimento com a escola, sendo a mesma um amplexo que em seu complexo estado, apresenta a educação e saberes como fundamentos e percepções, sem os quais a educação não é executada, precisamos entender que o mundo em que vivemos pode nos convidar ao mais profundo revide, é na educação e em seus nichos, como em Pardo, ecologia, que aprendemos e identificamos, biomas, nichos, sistemas, assim, com esforço filosófico, histórico e antropológico, outras vozes deitam suas palavras para propor, e sob nossa subvenção, intervenção e construção, um conjunto de conceitos que se movimentam em favor da educação e da escola, dentro de pluralidades consentidas, que perfazem o curso desse lindo rio que é educar, sob tantas faces e facetas, pois a uniformidade deprime o ato educar, e educar e buscar dentro dos nichos, protocolos e rotinas, caminhos que respondam nossas inquietações, esse o papel de nosso artigo.

References

ADORNO, T.W. Educação e emancipação. 6a ed., São Paulo, Paz e Terra, p. 190 2011.

ARISTÓTELES. Ética a Nicómaco. São Paulo, Nova Cultural ,p. 197, 1991.

BANKS, James. An introduction to multicultural education. Boston: Allynand Bacon, 1999.

BIESTA, G. Para além da aprendizagem. Educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte, Autêntica, p. 208, 2013.

BOBBIO, N. Estado, governo, sociedade. Para uma teoria geral da política. 19a ed., São Paulo, Paz e Terra, p. 213, 2014.

BOURDIEU, P. The forms of capital. In J.Richardson (Ed.) Handbook of Theory and Research for the Sociology of Education. New York: Greenwood, p. 241-258, 1986.

FORQUIN, J. Écoleet culture. Le point de vue des sociologuesbritanniques. 2a ed., Bruxelles, De Boeck, p. 247 1996.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo, Editora WMF Martins Fontes Ltda, p. 506, 2011.

GEE, James Paul. Situational Language and Learning: a critique of traditional schooling. New York and London: Routledge, 2004.

GIMENO SACRISTÁN, José. Aeducaçãoobrigatória.Porto Alegre: Artmed. 2001.

KACHRU, Braj B. World Englishes and Culture Wars. In: KACHRU, Braj B.; KACHRU, Yamuna; NELSON, Cecil L. (Ed.). The Handbook of World Englishes. UK: Blackwell Publishing, 2006.

MCKAY, Sandra Lee. Teaching English as an International Language.Oxford: Oxford University Press, 2009.

MORERA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Rio de Janeiro, PUC, Mestrado em Educação,Rev.Bras. Educ. nº.23 Rio de Janeiro May/Aug. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000200012> Acessado em: 10 de janeiro de 2020.

PARDO, Fernando da Silva .A ecologia de saberes e a escola como espaço de pluralidade de saberes e culturas.IFEC-USP, São Paulo, Edusp, Claraboia, p.12-22, 2015. Disponível em:<http://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/602> Acessado em 06 de janeiro de 2020.

RANCIÈRE, Jacques. The ignorant schoolmaster: five lessons in intellectual emancipation. Translated with an introduction by Kristin Ross. Stanford, California: Stanford University Press, 1991.

SOUSA, Joana Raquel Faria de; MENDES,Geovana Mendonça Lunardi ;PACHECO,José Augusto. Educação Unisinos. São Paulo, Ed. Unisinos, Revista de Educação, p. 268-277, 2018. Disponível em:<http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article viewFileedu.2018.224.04/60746607> Acessado em: 03 de janeiro de 2020.

Published

2020-02-28

How to Cite

Lima, D. V. L. de, & Coutinho, D. J. G. (2020). Educação, escola e saberes: pluralidades / Education, school and knowledge: pluralities. Brazilian Journal of Development, 6(2), 9509–9522. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-312

Issue

Section

Original Papers