Implicações do conceito embodiment no desenvolvimento de metodologias para educação de crianças / Implications of the embodiment concept in the development of children's education methodologies
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-308Keywords:
Embodiment. Aprendizagem. Metodologia.Abstract
O presente ensaio tem por objetivo refletir sobre implicações da concepção embodiment para elaboração de metodologias voltadas para o processo-aprendizagem envolvendo crianças. Propomos aqui, uma breve discussão sobre este conceito, incluindo-se suas significações na literatura e em pesquisas atuais, assim como possíveis impactos para explicações acerca do desenvolvimento humano. A presente reflexão está fundamentada em pressupostos da Psicologia Cultura. Nessa perspectiva, discorremos sobre como o processo ensino-aprendizagem é tradicionalmente explicado a partir da dicotomia cartesiana mente e corpo, priorizando as funções mentais dos aprendizes. Em discretos avanços dos serviços educacionais, esses processos atentam para o papel do corpo na aprendizagem. Porém, neste ensaio, avançamos ainda mais e ressaltamos a necessidade de se atentar para a ação, enquanto fenômeno que integra mente e corpo no desenvolvimento humano. Argumentamos que o conceito embodiment nos encaminha para uma abordagem integrada dos processos de ensino e aprendizagem e, sobretudo, do desenvolvimento humano.
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