Analogias sobre célula nos livros didáticos de biologia: um recurso de ensino elaborado a partir do guia far / Cell analogies in brazilian biology textbooks: A teaching proposal based on far guide

Authors

  • Iago Taveira Oliveira
  • Carla Medeiros Y Araujo
  • Zara Faria Sobrinha Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-231

Keywords:

Uso de analogias. Ensino da biologia da célula. Guia FAR. PNLD. Livros didáticos de biologia.

Abstract

A partir de um recurso didático testado e recomendado para o uso planejado de analogias no ensino de ciências (Foco, Ação, Reflexão - Guia FAR), esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e testar um recurso de apoio ao professor (guia do professor) baseado nas quatro analogias mais frequentes nos livros didáticos de biologia PNLD relacionadas ao ensino da célula. Tais analogias foram: DNA como uma escada em espiral, complexo enzima-substrato como chave-fechadura, ATP como moeda e mitocôndria como usina. Este guia do professor foi avaliado por licenciandos de Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. As percepções e recomendações foram coletadas por meio de questionários, gravações dos discursos dos participantes e um caderno de campo. Tais dados foram analisados e considerados para a versão atual do guia do professor. A compreensão do guia do professor foi perceptível por parte da maioria dos participantes, no entanto, alguns deles mostraram dúvidas sobre as limitações das analogias apresentadas. O Guia FAR foi considerado uma boa maneira de planejar o uso de analogias para uma aula de biologia.

References

ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; MORGAN, D.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WALTER, K.; WALTER, P.; WILSON, J.; HUNT, P. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

ARAUJO, C. M. Y; GUIMARÃES, Z. F. S. Analogias no ensino da célula: Análise de livros didáticos de biologia adotados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2015 no Brasil. Enseñanza de las Ciencias: revista de investigación y experiências didácticas, n. Extra, p. 1295-1302, 2017.

AUBUSSON, P.J.; HARRISON, A.G.; RITCHIE, S.M. Metaphor and Analogy: Serious thought in science education. In: AUBUSSON, P.J.; HARRISON, A.G.; RITCHIE, S.M. (org.). Metaphor and Analogy in Science Education. Dordrecht: Springer, 2006. p.1-9.

BIZZO, N. Biologia: Novas Bases. São Paulo: IBEP, 2016.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2018. Biologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2017.

CURTIS, R. V.; REIGELUTH, C. M. The use of analogies in written text. Instructional Science, v. 13, n. 2, p. 99-117, 1984.

DUIT, R. On the role of analogies and metaphors in learning science. Science Education, v. 75, n. 6, p. 649–672, 1991.

FERRAZ, D. F.; TERRAZAN, E. A. O uso de analogias como recurso didático por professores de Biologia no ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 3, p. 124-135, 2001.

FERRAZ, D. F.; TERRAZZAN, E. A. Uso espontâneo de analogias por professores de biologia: observações da prática pedagógica. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 2, p. 1-15, 2002.

FERRAZ, D. F.; TERRAZZAN, E. A. Uso espontâneo de analogias por professores de Biologia e o uso sistematizado de analogias: que relação? Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 213-227, 2003.

FRANCISCO JUNIOR, W. E. Analogias em livros didáticos de química: um estudo das obras aprovadas pelo Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio 2007. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. 121-143, 2009.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GLYNN, S. M. The Teaching with Analogies Model. In: MUTH, D. (ed.) Children’s comprehension of text. Newark: IRA, 1991. p. 185-204.

GLYNN, M. S.; TAKAHASHI, T. Learning from Analogy-Enhanced Science Text. Journal of Research in Science Teaching, v. 35, n. 10, p.1129-1149, 1998.

HARRISON, A. G; TREAGUST, D. F. Teaching and Leaning with Analogies: Friend or foe? In: AUBUSSON, P.J.; HARRISON, A.G.; RITCHIE, S.M. (org.). Metaphor and Analogy in Science Education. Dordrecht: Springer, 2006. p.11-24.

HARRISON, A. G.; COLL, R. K. (org.). Using Analogies in Middle and Secondary Science Classrooms. Thousand Oaks: Corwin Press, 2008.

JUSTI, R.; MENDONÇA, P. C. C. Usando analogias com função criativa: uma nova estratégia para o ensino de química. Educación Química, v. 1, p. 24–29, 2008.

MOZZER, N. B; JUSTI, R. “Nem tudo que reluz é ouro”: uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, p. 123-147, 2015.

NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

OLIVEIRA, I. T. Analogias em biologia celular presentes nos livros de biologia do PNLD 2018: uma proposta de ação para o professor. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35218. Acesso em: 30 jan. 2020.

SILVA, L. L.; TERRAZZAN, E. A. Familiaridade de alunos de ensino médio com situações análogas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 1, p. 145-172, 2009.

SILVA, L. L.; TERRAZZAN, E. A. As analogias no ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em aulas de Física no ensino médio. Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n. 1, p. 133–154, 2011.

SILVA, L. L.; PIMENTEL, N. L.; TERRAZZAN, E. As analogias na revista de divulgação científica Ciência hoje das crianças. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 163–181, 2011.

TERRAZZAN, E. A.; PIMENTEL, N. L.; DA SILVA, L.; BUSKE, R.; AMORIM, M. A. L. Estudo das analogias utilizadas em coleções didáticas de física, química e biologia. Enseñanza de las Ciencias, n. Extra, p. 1-6, 2005.

TREAGUST, F. D.; HARRISON, A. G.; VENVILLE, G. J. Teaching Science Effectively With Analogies: an approach for preservice and in-service teacher education. Journal of Science Teacher Education, v. 9, n. 2, p. 85-101, 1998.

VENVILLE, G. J. The Focus-Action-Reflection (FAR) Guide-Science Teaching Analogies. In: HARRISON, A. G.; COLL, R. K. (org.). Using Analogies in Middle and Secondary Science Classrooms. Thousand Oaks: Corwin Press, 2008. p. 22-31.

ZAMBON, L. B.; TERRAZZAN, E. A. Analogias produzidas por alunos do ensino médio em aulas de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 1-5, 2013.

Published

2020-02-20

How to Cite

Oliveira, I. T., Araujo, C. M. Y., & Guimarães, Z. F. S. (2020). Analogias sobre célula nos livros didáticos de biologia: um recurso de ensino elaborado a partir do guia far / Cell analogies in brazilian biology textbooks: A teaching proposal based on far guide. Brazilian Journal of Development, 6(2), 8414–8429. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-231

Issue

Section

Original Papers