Desenvolvimento sustentável no Brasil/ Sustainable development in Brazil

Ana Elisabeth Cavalcanti Santa Rita, William Novaes de Gois, Romero Henrique A. Barbosa, Vicente da Silva Monteiro, Anny Mikaelly de Goes, Adirlene Pontes de Oliveira, Lúcia Marisy Ribeiro Souza de Oliveira

Abstract


O presente trabalho corresponde a uma pesquisa de caráter descritivo-exploratório, voltado para o desenvolvimento sustentável em seus aspectos conceituais e históricos.O principal objetivo foi refletir sobre o desenvolvimento sustentável por meio da revisão literária de caráter e método de abordagem qualitativo. Assim tendo em vista que ultimamente, as questões relativas ao meio ambiente vêm se fixando no âmbito dos grandes temas contemporâneos, a principal justificativa para sua realização foi contribuir para a construção de materiais teóricos e práticos sobre o tema. Por meio da pesquisa foi possível concluir que é nítida a preocupação e difusão do desenvolvimento sustentável para a perpetuação das espécies. É preciso que a sociedade trabalhe a sustentabilidade de maneira prática e objetiva.


Keywords


Desenvolvimento; Sustentável; Meio Ambiente.

References


ABRAMOVAY, Ricardo. Desenvolvimento sustentável: qual a estratégia para o Brasil?. Novos estudos-CEBRAP, n. 87, p. 97-113, 2010.

BARBOSA, Gisele Silva. O desafio do desenvolvimento sustentável. Revista Visões, v. 4, 2008.

BENFICA, Gregório. Sustentabilidade e Educação. Revista da Faculdade Estadual de Educação da Bahia, p. 13-25, 2010.

BUARQUE, Sérgio C. Construindo o desenvolvimento local sustentável: Metodologia de planejamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

DOMINGUES, José Maurício. Amartya Sen, a Liberdade e o Desenvolvimento. Do ocidente à modernidade. Intelectuais e mudança social, Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2003.

JARA, Carlos J. A sustentabilidade do desenvolvimento local. Recife: SEPLAN,

LOWI, M. Ecologia e socialismo. São Paulo: Ed. Cortez, 2005.

NOSSO FUTURO COMUM -Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. 3. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

SACHS, Ignacy. Estratégias de Transição para do século XXI – Desenvolvimento e Meio Ambiente.São Paulo: Studio Nobel – Fundação para o desenvolvimentoadministrativo, 1993.

TEIXEIRA, Enise Barth. Educação continuada corporativa: aprendizagem e desenvolvimento humano no setor metal-mecânico. (Tese) Doutorado em Engenharia de Produção, UFSC, 2005. Florianópolis, 2005.

VEIGA, José Eli da.Cidades Imaginárias – O Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-213

Refbacks

  • There are currently no refbacks.