Gestão de projetos em empresas públicas: a implantação do escritório de projetos na empresa de transportes e trânsito de Belo Horizonte S/A / Management of projects in public companies: the implementation of the project office in the transport and transit company of Belo Horizonte S/A

Bárbara Abreu Matos, Odirley Rocha dos Santos

Abstract


O Escritório de Gerenciamento de Projetos, ou PMO - Project Management Office, de uma empresa favorece o atendimento a metas e os resultados pretendidos por uma organização, uma vez que treina a equipe, disponibiliza ferramentas e processos para que os gestores de projetos possam desempenhar o seu papel. Além disso, possibilita que a equipe diretiva se informe e possa atuar com maior eficiência, a fim de dirimir os riscos que ocorrem no desenvolvimento dos projetos. Nesse sentido, o presente trabalho visa apresentar a aplicação de PMO e das técnicas de gerenciamento de projetos em empresas públicas, a partir da documentação da implantação e consolidação do escritório de projetos na empresa pública BHTRANS - Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A. Os resultados indicam que a mudança na estrutura organizacional, o apoio da Diretoria e a contribuição de um escritório de projetos já consolidado na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (MG) foram os principais pilares do caso, considerado de sucesso pelos autores.


Keywords


gestão de projetos; empresas públicas; PMO; escritório de projetos; Belo Horizonte.

References


BHTRANS, Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte S.A. Sobre a BHTRANS. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2017.

BONNIE, E. What is a PMO? (Infographic). 2014. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2017.

CARVALHO, M. M.; RABECHINI Jr, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. Editora Atlas, 3ª ed, 2011.

CHAVES, Maria Cândida Ribeiro. Gestão de projetos em uma empresa pública - uma prática rumo à flexibilização: discurso ou realidade? Dissertação de Mestrado (Curso de Mestrado Executivo da Escola Brasileira de Administração Pública - Fundação Getúlio Vargas). Rio de Janeiro, 2003, 226 p.

FARNHAM, D.; HORTON, S. Managing the new public services. London: Macmillan, 1992.

FURTADO, Maria Alice Pinheiro; FORTUNATO, Graziela; TEIXEIRA, Aridelmo. A Percepção dos Gestores da Área Pública sob a Política de Gerenciamento de Projetos. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v.6, p. 167-183, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KENDALL, G.; ROLLINS, S. Advanced Project Portfolio Management and the PMO —Multiplying ROI at Warp Speed. 1°edition. Rio de Janeiro: J. Ross Publishing, 2003. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2017.

KERZNER, Harold. Project Management: a systems approach to planning, scheduling and controlling. 10th ed. New York: John Wiley & Sons, 2009.

MARCONDES, Aníbal. Uma breve história do gerenciamento de projetos. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2017.

PESTANA, Carlos Victor Salvarez; VALENTE, Gabriela Voss Parajara. Gerenciamento de projetos na administração pública: da implantação do escritório de projetos à gestão de portfólio na Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo. III Congresso Consad de Gestão Pública. Brasília: 2010.

PETERS, G. B. Os dois futuros do ato de governar: processos de descentralização e recentralização no ato de governar. Revista do Serviço Público, v. 59, n. 3, p. 289-307, 2008.

PISA, B.; OLIVEIRA, A. Gestão de projetos na administração pública: um instrumento para o planejamento e desenvolvimento. Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento. 2013.

PIUZANA, E. PMO – Escritório de Gerenciamento de Projetos - Definições, Papéis e Importância. 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2017.

PORTAL do Governo de Minas Gerais. 2010. Disponível em: < http://www.mg.gov.br/governomg/ecp/comunidade.do?app=governomg>. Acesso em: 19 set. 2010 apud FURTADO, Maria Alice Pinheiro; FORTUNATO, Graziela; TEIXEIRA, Aridelmo. A Percepção dos Gestores da Área Pública sob a Política de Gerenciamento de Projetos. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, v.6, p 167-183, 2011.

PRADO, D. Planejamento e Controle de Projetos. Belo Horizonte, EDG, Volume 1, 2000.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 5ª ed. Pennsylvania: 2013.

TAMIETTI, R. P. Desvios de custo em projetos de engenharia. 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2017.


Refbacks

  • There are currently no refbacks.