Análise ergonômica do trabalho em serviços de manutenção de terminais de autoatendimento/ Ergonomic analysis of work in maintenance services of self-service terminals

Authors

  • Eliani da Silva Gama
  • Helder Alexandre Leite de Oliveira
  • Jussiele Felipe Lopes
  • Luanna Gomes de Jesus
  • Keila Vasconcelos Fernandez

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-183

Keywords:

ergonomia, análise ergonômica, biomecânica ocupacional.

Abstract

A ergonomia é capaz de fornecer meios para que se conheça as dificuldades e os riscos envolvidos nas atividades e no ambiente de trabalho, assim como formas mais adequadas de solução. Esta pesquisa analisou um corredor bancário de abastecimento localizado em uma agência de uma instituição bancária por meio da análise ergonômica do trabalho (AET), que se propõe aplicar os conhecimentos da ergonomia para analisar, diagnosticar e corrigir uma situação real de trabalho. Aplicando um questionário semiestruturado a 4 trabalhadores de uma empresa que presta serviços na área de tecnologia, foram diagnosticados os principais desconfortos e áreas do corpo afetados pelas posturas adotadas durante a execução da tarefa. Como forma de melhorar as condições de trabalho e prevenir a saúde física e/ou mental dos trabalhadores foram elaboradas de forma sucinta recomendações para sanar ou minimizar os problemas e os riscos identificados no posto de trabalho.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ERGONOMIA - ABERGO, O que é Ergonomia. Disponível em: http://www.abergo.org.br/internas.php?pg=o_que_e_ergonomia. Acesso em: 28 de maio de 2019.

FERNANDES et al. Análise Ergonômica do Trabalho (AET): uma avaliação do posto de trabalho da máquina de extrusão em uma empresa de cerâmica vermelha. In: Andrade, D. F (Editor-Chefe). Gestão da produção em foco .12 v.1ª ed. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018. p. 17-25.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e Produção - 2º edição revista e ampliada. São Paulo: Edgard Blucher, 2005.

IIDA, Itiro; GUIMARÃES, Lia. Ergonomia: projeto e produção. 3ª ed. São Paulo. Blucher 2016.

INTERNETIONAL ERGONOMICS ASSOCIATION – IEA. Definition and Domains of Ergonomics. Disponível em: https://www.iea.cc/whats/index.html. Acesso em: 28 de maio de 2019.

NORMA REGULAMENTADORA MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO - NR. NR-17 - Ergonomia. 1990. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1NVu57x3I0sQpdYGna5MKBMSvtsIK1pBM/view. Acesso em: 28 de maio de 2019.

Published

2020-02-17

How to Cite

Gama, E. da S., Oliveira, H. A. L. de, Lopes, J. F., Jesus, L. G. de, & Fernandez, K. V. (2020). Análise ergonômica do trabalho em serviços de manutenção de terminais de autoatendimento/ Ergonomic analysis of work in maintenance services of self-service terminals. Brazilian Journal of Development, 6(2), 7801–7813. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-183

Issue

Section

Original Papers