Estudo sobre a influência da inserção do Massará em argamassas de assentamento de blocos cerâmicos / Study on the influence of insertion of Massará in ceramic blocks laying mortars

Danilo Teixeira Mascarenhas De Andrade, Francisco Arlon De Oliveira Chaves, Francisca Das Chagas Oliveira, Laecio Guedes Do Nascimento, Philliype Dowglas Lopes, Savio Torres Melo, Gustavo Jose Da Costa Freitas, Rebeka Manuela Lobo Sousa

Abstract


O massará é conhecido apenas na região de Teresina-PI. De acordo com Correia Filho (1997), é um material ligante, de pouca consistência, facilmente desagregável (friável), contendo seixos brancos de sílica. Este trabalho tem o objetivo de verificar a influência do massará, enquanto componente das argamassas de assentamento de blocos cerâmicos, que associado ao cimento portland e parcialmente ao agregado miúdo pode vir a formar a argamassa de assentamento. Tendo em vista que a areia utilizada em argamassas na cidade de Teresina é toda advinda dos rios, e o massará é extraído da lavagem do material que dá origem ao seixo encontrado em jazidas. Esse estudo visa à obtenção de um traço de argamassa obtido com a utilização do massará, onde serão feitos ensaios mecânicos e de caracterização do material em laboratório. Diversos traços serão experimentados e em seguida serão moldados corpos de prova e amostras para obtenção dos resultados da resistência e trabalhabilidade dos mesmos. Após a realização dos ensaios, será estudada a possibilidade de usá-lo como componentes das argamassas de assentamento utilizadas em construtoras de Teresina - PI.


Keywords


Cimento Pontland; Argamassa e Massará.

References


Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 7200: revestimento de paredes com argamassas – materiais, preparo, aplicação e manutenção. Rio de Janeiro, 1997,13 p.

Associação Brasileira de Normas e Técnicas. ABNT (2011) NBR 9935. Agregados- Terminologia

BAUER, L. A. Falcão. Materiais de Construção. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2007.

CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos Solos e suas aplicações. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1988.

CORREIA FILHO, Francisco L. Projeto Avaliação de Depósitos Minerais para Construção Civil PI/MA. Teresina: CPRM – Ministério das Minas e Energia, 1997.

CORREIA FILHO, Francisco L. Projeto Avaliação de Depósitos Minerais para Construção Civil PI/MA. Teresina: CPRM – Ministério das Minas e Energia, 1997.

PETRUCCI, Eládio Gerardo Requião. Materiais de Construção. Porto Alegre: Globo Editora, 1975.

RIBEIRO, C. C.; PINTO, J. D. S.; STARLING, T. Materiais de Construção Civil, Belo Horizonte: Editora UFMG,4.ed. ver.2013.

SANTIAGO, CC. Argamassas tradicionais de cal [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. 202 p. ISBN 978-85-232-0471-6. Available from SciELO Books .




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-163

Refbacks

  • There are currently no refbacks.