Mapas conceituais: como uso da metodologia de ensino e pesquisa para o estudo de desenvolvimento de projeto arquitetônico / Conceptual maps: how to use the teaching and research methodology for the architectural project development study

Emanuela Cristina Montoni da Silva, Flaviana Nogueira de Lima, Luiz Felipe Oliveira Luna de Farias, Tacyana Cinthya Matos Batista, Vinicius José Lopes Cursino

Abstract


Esta pesquisa pretendeu aplicar uma nova metodologia de ensino com o estudo dos “mapas conceituais”, no qual esta ferramenta é capaz de organizar e mostrar o conhecimento de forma muito clara, além de demonstrar como as informações interagem. 


Keywords


Ensino; Aprendizagem Significativa; Mapas Conceituais; Projeto Arquitetônico.

References


AUSUBEL, MOREIRA & SALZANO, Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausubel, 1968.

AUSUBEL, D.P; Novak, J.D.; Hanesian. (1980). Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1986.

AUSUBEL, D.P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.

BELL, D. O Advento da Sociedade Pós-Industrial. São Paulo. Cultrix. 1974.

CAVELLUCCI, L. C. B. Estilos de aprendizagem: em busca das diferenças individuais. Campinas: Ed. da Unicamp, 2003. Disponível em: http://www.iar.unicamp.br/disciplinas/ am540_2003/lia/estilos_de_aprendizagem.pdf. Acessado em: 30 mar. 2018.

Ching, F. D. K., Representação gráfica em arquitetura, 5a edição, Bookman, 2011.

FARIA, de Wilson. Mapas Conceituais: aplicações ao ensino, currículo e avaliação. São Paulo: EPU - Temas Básicos de Educação e Ensino, 1985.

Gerson, H. B. P., Aplicação de novas tecnologias no ensino e aplicação do desenho, Dissertação no Departamento de Construção Civil e Urbana, Universidade de São Paulo, 1995.

GUEDES Sobrinho, Joaquim. Um projeto e seus caminhos. Tese de Livre Docência - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP, São Paulo, julho de 1981.

LACERDA, Rosália Procasko. A intervenção do professor nos mapas conceituais dos alunos. 2007. Disponível em: . Acesso em 15 Nov.2017.

LIMA, G. A. B. (2004). Mapa conceitual como ferramenta para organização do conhecimento em sistema de hipertextos e seus aspectos cognitivos. Perspectiva em Ciência da Informação, v. 9, n. 2, p. 134-145, jul./dez.

MASINI, E. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor Editora, 2008




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-160

Refbacks

  • There are currently no refbacks.