Análise de competências e habilidades de itens associados ao ensino de Química na prova de Ciências da Natureza do Enem aplicados nos anos de 2013 a 2016 / Analysis of the skills and abilities of items associated to the teaching of Chemistry in the Enem Nature Science exam applied in the years 2013 to 2016

Flávio Santos Pinto, Jorge Raimundo da Trindade Souza, José Alexandre da Silva Valente, Ricardo Haroldo de Carvalho

Abstract


O Exame Nacional do Ensino Médio é um processo de avaliação estruturado em um documento norteador, chamado de Matriz de Referência, organizada em Competências e Habilidades. Este trabalho teve como objetivo analisar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias  do Enem, no que diz respeito à disciplina Química para quantificar a incidência das Competências e Habilidades que vem sendo aplicada ao longo dos anos de 2013 até 2016, verificando a aproximação destas com a formação cidadã, por meio da interdisciplinaridade. A metodologia utilizada foi documental, em que se analisou a matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que é um documento norteador para a construção dos itens de respostas que constituem as provas do Enem. Verificou-se uma incidência considerável das Competências de área 5 e 7. Essas competências geraram, automaticamente, as habilidades 17 e 24, respectivamente, em um percentual respeitável de ocorrência. A existência dessas competências e habilidades, no que diz respeito à Química, revelam que nos últimos 4 anos a prova tem diminuído o seu caráter interdisciplinar.


Keywords


Enem, competências e habilidades, ensino de Química.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-148

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