A importancia de atividades praticaspara o ensino de gestão e empreendedorismo um estudo de caso/ The importance of practical activities for teaching management and entrepreneurship a case study

Luciane Rosa de Oliveira, Ana Luíza Rossato Facco

Abstract


O referente trabalho visa uma análise de um estudo de caso visandoa importância de aulas práticas para a disciplina de Gestão e Empreendedorismo, no Instituto Federal Sul rio Grandense na cidade de Bagé, RS através da utilização de um software do SEBRAE-MG. Teve como referencial teórico as análises sobre três aspectos: o Ensino da Teoria e Prática, a Disciplina de Gestão e Empreendedorismo ea Utilização de Mídias digitais na sala de aula. Após da aplicação do software em sala de aula foi realizada uma pesquisa de forma quantitativa onde foi aplicado como instrumento para a coleta de dados um questionário visando à análise dos estudantes sobre a atividade proposta. O estudo demonstrou que a utilização de mídias em sala de aula proporciona um aumento significativo na compreensão dos alunos sobre o tema fazendo-os atores principais na construção do conhecimento, motivando-os para o ensino. O software auxiliou na visão da prática da construção de uma empresa, com suas peculiaridades fazendo com que os discentes atingissem com êxito a proposta que era a análise na prática do ensino de um plano de negócios na disciplina de Gestão e empreendedorismo

Keywords


Atividades práticas. Ensino.Gestão e Empreendedorismo.

References


- BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer

CNE/CEB n.º 13/2010. Brasília, DF. Diário Oficial da União de 6 set. 2010,

Seção 1, Edição Extra, p. 3.

-GRESSLER, L. A. Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Loyola. 2º edição. 2004.

-FREIRE, F.M.P. & PRADO, M.E.B.B. Projeto Pedagógico: Pano de fundo para escolha de um software educacional. In: J.A.Valente (org.) O computador na Sociedade do Conhecimento. Campinas, SP: UNICAMP-NIED, 1999.

- MADEIRO, Eraldo Pereira. O Papel do Gestor escola para a motivação do aluno e do professor . Disponível em:

Data de acesso: 22/06/2012.

- MEDEIROS ,Laércia Maria Bertulino de. Paulo Freire: construtor de uma Educação Transformadora. Disponível em:

- PRADO, Maria ElizabetteBrisola Brito. Pedagogia de Projetos. Disponível em: . Data de acesso: 20/06/2012.

- SOUZA, Silvana Aparecida de.A introdução do empreendedorismona educação brasileira: primeiras considerações. Disponível em:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:NyjOLoZIdEcJ:https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/download/3291/3149+&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=br




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-136

Refbacks

  • There are currently no refbacks.