Caracterização da qualidade microbiológica do leite cru comercializado informalmente na cidade de Murici, Alagoas/ Characterization of the microbiological quality of raw milk informally marketed in the city of Murici, Alagoas

Clara Andrezza Crisóstomo Bezerra Costa, João Victor Laurindo dos Santos, Érica Adriana Paulino de Melo, Alan John Duarte de Freitas, Jonas dos Santos Sousa, Jeniffer Mclaine Duarte de Freitas, Johnnatan Duarte de Freitas

Abstract


 No Brasil a produção leiteira é encontrada em cerca de 1 milhão de propriedades rurais. O aumento da produção leiteira tem colocado o país, como um dos maiores produtores mundiais, aspecto favorável na economia do país. Embora a venda de leite cru seja proibida em todo território nacional, a comercialização informal, ainda é frequente no Brasil. A falta de tratamento térmico deixa o consumidor exposto à contaminação por bactérias patogênicas. Esses patógenos ou substâncias toxinas encontrados, são responsáveis pelas doenças transmitidas por alimentos – DTAs. O objetivo foi caracterizar a qualidade microbiológica de leite cru comercializado informalmente na cidade de Murici, Alagoas. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Alagoas – IFAL Campus Maceió, totalizando 10 amostras, coletadas em dias distintos. As análises microbiológicas foram: detecção de Salmonella spp., contagem total de bactérias aeróbias mesófilas, contagem total de bactérias psicrotróficas, determinação do número mais provável de Coliformes a 35°C e Coliformes a 45°C. Nos resultados observou-se, que o limite foi ultrapassado para mesófilos em 80% das amostras. Os valores para psicrotróficos mostraram que 60% das amostras estão de acordo com a legislação. Não há limite máximo para Coliformes a 35ºC e a 45ºC para leite in natura, esse fato pode ser devido à proibição da comercialização. Houve contaminação em 100% para Salmonella spp., e 100% para o grupo de Coliformes. Portanto, os órgãos competentes devem intervim nessa comercialização inapropriada, a fim de contribuir para o benefício da saúde pública, evitando problemas sociais e econômicos ao país, pois 100% das amostras estudadas demonstraram condições higiênicas sanitárias insatisfatórias.


Keywords


Altamente perecível, in natura, patógenos.

References


BARRETO, N. S. E et al. Qualidade microbiológica e suscetibilidade antimicrobiana do leite in natura comercializado em Cruz das Almas, Bahia. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 33, n. 6, p. 2315-2326, 2012.

BRASIL, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 62 - Alteração do caput da Instrução Normativa MAPA nº 51, de 18 de setembro de 2002. Diário Oficial da União, Brasília, n.432, Seção 1 – Anexo I, p.14, 2011.

BRASIL. Ministério Da Agricultura, Pecuária E Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária (DISPOA). Instrução Normativa n0 62, de 26 de agosto de 2003. Oficializa os Métodos Analíticos Oficiais para Análises Microbiológicas para Controle de Produtos de Origem Animal e Água. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de agosto de 2003. Seção 1.

BRASIL. Os Ministros da Marinha de Guerra, do Exército e da Aeronáutica Militar. Decreto-lei nº 923, de 10 de outubro de 1969. Fica proibida a venda de leite cru, para consumo direto da população, em todo o território nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 13 out. 1969. Seção 1. p.8601.

CECCHI, H. M. Fundamentos teóricos e práticos em análises de alimentos. 2º ed. Rev. Campinas/SP. Editora: UNICAMP, 2003.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa trimestral do leite 2016-2017. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em . Acesso em 15 de maio, 2018.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Disponível em: . Acesso em 24 de janeiro, 2019.

MOTTA, R. G et al. Indicadores de qualidade e composição de leite informal comercializado na região Sudeste do Estado de São Paulo. Pesq. Vet. Bras., Rio de Janeiro, v. 35, n. 5, p. 417-423, 2015.

SILVA, T. T. Análise microbiológica e físico-química do leite cru comercializado sem inspeção no município de Candeias – MG. Formiga, 2017. 39p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Medicina Veterinária). Centro Universitário de Formiga - UNIFOR-MG, 2017.

SOUZA, F. M; NOGUEIRA, M. S; NUNES, F. da C. Qualidade microbiológica do leite cru comercializado informalmente na cidade de Areia-PB. Agropecuária Técnica, Areia/PB, v. 32, n. 1, p. 1-4, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-123

Refbacks

  • There are currently no refbacks.