A vivência e o aprendizado na monitoria de anatomia palpatória / Experience and learning in palpatory anatomy monitoring

Kamylla Caroline Santos, Mariana Rezende Souza, Ariella Rodrigues Cordeiro Rozales, Renata Machado de Assis, Keila Márcia Ferreira de Macêdo, Glauco Lima Rodrigues, Gisella Maria Lustoza Serafim, Ana Lúcia Rezende Souza

Abstract


A anatomia palpatória é um método de investigação manual que busca explorar estruturas anatômicas “palpáveis”. O exercício da monitoria nessa disciplina é de extrema importância, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem dos discentes-monitores, assim, aprofundando cada vez mais os conhecimentos nessa ciência fundamental para a formação do fisioterapeuta. Este trabalho relata as experiências de monitoria remunerada, na matéria de anatomia palpatória vinculada ao curso de Fisioterapia, vivenciadas por uma monitora durante o primeiro semestre de 2017, na Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás e foram apresentadas as vantagens e as dificuldades que varam nesse meio. A escrita objetivou expressar a reflexão que o processo vivido produziu nessa prática específica da formação acadêmica.


Keywords


Anatomia Palpatória, Monitoria, Processo educativo, Fisioterapia.

References


ASSIS, Fernanda de et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Rev. Enferm. UERJ, v. 14, n. 3, p. 391-397, 2006.

CEPEC - Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás. Resolução CEPEC N° 1190, de 3 de maio de 2013. Goiânia, 3 maio 2013; p.1-7. Disponível em: Acesso em: 26/09/2017.

FRANCISCATTO, Carolina; WIGGERS, Giulia Alessandra. Papel da Monitoria em Fisioterapia em Pneumologia–Da Prática Laboratorial ao Tratamento Clínico. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 4, n. 1, 2012.

MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. CATUSSABA-ISSN 2237-3608, v. 3, n. 2, p. 77-83, 2014.

SANTOS, Sandra Carvalho Dos. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos" sete princípios para a boa prática na educação de Ensino Superior". REGE Revista de Gestão, v. 8, n. 1, 2010.

SCARPARO HAAG, Guadalupe et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 61, n. 2, 2008.

UFG-UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Edital Geral de Monitoria 2017/1. Disponível em: < https://cograd.jatai.ufg.br/n/96515-edital-de-selecao-de-monitores-2017-1 > Acesso em: 12 de setembro de 2017.

UFG-UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia, 2011. Disponível em: < https:// https://fisioterapia.jatai.ufg.br/up/228/o/PPC_FISIOTERAPIA.pdf> Acesso em: 26/09/2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-110

Refbacks

  • There are currently no refbacks.