Aprendizagem ativa em curso da pós-graduação da engenharia civil segundo o modelo cíclico da aprendizagem autorregulada / Active learning in postgraduate course of civil engineering according to cyclic self-regulated learning model

Authors

  • José C. Redaelli
  • Juliana F. de Vales
  • Orlando F. L. Junior
  • Júlio C. F. dos Passos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-109

Keywords:

Aprendizagem Ativa, Método Instrucional, Aprendizagem Autorregulada, Estratégia de Aprendizagem

Abstract

O mercado atual de engenharia civil, especificamente na área de transportes, exige novos conhecimentos, competências e métodos efetivos de aprendizagem. Este artigo avalia o uso de estratégias de aprendizagem autorregulada, por meio da Aprendizagem Ativa, através de um estudo de caso realizado na disciplina “Fundamentos de Serviços Logísticos” do programa de pós-graduação de engenharia civil, área de concentração transporte, da FEC-Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Os participantes foram 30 alunos com idade média 26 anos, mestrandos, doutorandos e de graduação. A maioria (60%) assistiu às aulas no modo presencial e o restante online. Cada aula durou três horas. Quatro estratégias de aprendizagem foram aplicadas nas aulas: Grupo de Observação e Grupo de Verbalização, Grupo de Oposição, Kahoot e “Design Thinking”. A pesquisa seguiu o modelo cíclico de aprendizagem autorregulada. As tarefas de cada aula eram enviadas aos alunos com antecedência de quatro dias. Os alunos faziam as apresentações no início das aulas e no final, os pesquisadores implementavam uma das estratégias. Avaliações verbais eram feitas no fim das aulas, exceto para a estratégia Kahoot, que tinha sua própria avaliação. As estratégias adotadas apresentaram resultados efetivos quanto à participação e engajamento dos alunos nas tarefas. Houve críticas sobre falhas na conexão com a Internet que dificultou o desenvolvimento mais apropriado do Kahoot.  Estas ações serão replicadas envolvendo outros professores, outras disciplinas em casos futuros com o objetivo de aumentar a eficácia dos professores quanto ao uso de estratégias de aprendizagem autorregulada.

References

ABREU, M. C.; MASETTO, M. T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. 11. ed. São Paulo: 1997.

ARMOUR, S. Generation Y: They've arrived at work with a new attitude. 2005. Disponível em: < http://usatoday30.usatoday.com/money/workplace/2005-11-06-gen-y_x.htm >.

ASCE. Civil Engineering Body of Knowledge for the 21st Century-Preparing the Civil Engineer for the Future. 2008. Disponível em: < https://www.asce.org/uploadedFiles/Education_and_Careers/Body_of_Knowledge/Content_Pieces/body-of-knowledge.pdf >.

BANDURA, A. Self-efficacy : the exercise of control. New York: W.H. Freeman, 1997. ix, 604p ISBN 0716726262 0716728508 (pbk).

BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. Wiley, 1991. ISBN 9781878380081.

BORUCHOVITCH, E.; SANTOS, A. A. A. D. Psychometric Studies of the Learning Strategies Scale for University Students. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 25, p. 19-27, 2015.

BRITT, A. Design Thinking: Ouvir, Obervar e Vivenciar para alcançar um objetivo. 2010. Disponível em: < http://socialgoodbrasil.org.br/2015/design-thinking-ouvir-observar-e-vivenciar-para-alcancar-o-objetivo >.

BYRNE, R. Seven Good Student Response Systems That Work On All Devices. Free Technology for Teachers, 2014. Disponível em: < http://www.freetech4teachers.com/2014/03/seven-good-student-response-systems.html#.WRhfXFXythE >.

CHICKERING, A. W.; GAMSON, Z. F. Seven Principles for Good Practice in Undergraduate Education 1987. Disponível em: < https://www.aahea.org/articles/sevenprinciples1987.htm >. Acesso em: April 30 2017.

COSTA, C. D.; CASAGRANDE, L. D. R.; UETA, J. Processos reflexivos e competências envolvidos na prática docente universitária: um estudo de caso. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 13, p. 409-422, 2009.

COSTA, E. R. D.; BORUCHOVITCH, E. As estratégias de aprendizagem e a produção de textos narrativos. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, p. 173-180, 2009.

DEWEY, J.; DEWEY, E. Schools of Tomorrow (1915). Literary Licensing LLC, 2014. ISBN 9781498157155.

DUNCAN, T. G.; MCKEACHIE, W. J. The making of the motivated strategies for learning questionnaire. Educational psychologist, v. 40, n. 2, p. 117-128, 2005.

DUNN, K. E. et al. Revisiting the Motivated Strategies for Learning Questionnaire: A Theoretical and Statistical Reevaluation of the Metacognitive Self-Regulation and Effort Regulation Subscales. Educational and Psychological Measurement, July 18, 2011 2011.

ECCLES, J. S.; WIGFIELD, A. MOTIVATIONAL BELIEFS, VALUES, AND GOALS. Annual Review of Psychology, v. 53, n. 1, p. 109-132, 2002.

ECKLEBERRY-HUNT, J.; TUCCIARONE, J. The Challenges and Opportunities of Teaching “Generation Y”. Journal of Graduate Medical Education, 2011.

HALL, S. R. et al. Adoption of active learning in a lecture-based engineering class. 32nd Annual Frontiers in Education, 2002. 2002. p.T2A-9-T2A-15 vol.1.

MELTZER, D. E.; MANIVANNAN, K. Transforming the lecture-hall environment: The fully interactive physics lecture. American Journal of Physics, v. 70, n. 6, p. 639-654, 2002.

MUÑOZ, M. et al. Active Learning in First-Year Engineering Courses at Universidad Católica de La Santísima Concepción, Chile. Australasian Journal of Engineering Education, v. 19, n. 1, p. 27-38, 2013/01/01 2013.

NIST, S. L.; HOLSCHUH, J. Active learning: strategies for college success. Allyn and Bacon, 2000. ISBN 9780205288564.

PAPE, S. J.; BELL, C. V.; YETKIN-OZDEMIR, I. E. Sequencing components of mathematics lessons to maximize development of self-regulation: Theory, Practice, and Intervention. In: ZIMMERMAN, B. J.;BEMBENUTTY, H. F., et al (Ed.). Applications of self-regulated learning across diverse disciplines : a tribute to Barry J. Zimmerman. Charlotte, North Carolina: Information Age Publishing, 2013. cap. 2, p.xvii, 474 pages. ISBN 9781623961329 (pbk.); 9781623961336 (hardcover); 9781623961343 (ebook).

PINTRICH, P. R. The role of goal orientation in self-regulated learning. In: BOEKAERTS, M.;PINTRICH, P. R., et al (Ed.). Handbook of self-regulation. San Diego, Calif.: Academic Press,, 2005. cap. 14, p.451-502. ISBN 978-012-369519-2; 0-12-369519-8.

PRINCE, M. Does Active Learning Work? A Review of the Research. Journal of Engineering Education, v. 93, n. 3, 2004.

REDAELLI, J. C. Evaluation of Different Learning Strategies among Undergraduate, Graduate and Specialization Students from Civil Engineering-Transport Area: Self-Regulated Learning. 2016. (Master). Civil Engineering, Unicamp-Universidade de Campinas

SCHUNK, D. H. Social Cognitive Theory. In: SCHUNK, D. H. (Ed.). Learning theories: An educational perspective. 6th ed. : Pearson Education, 2012. cap. 4, p.117-162. ISBN 13: 978-0-13-707195-1; 10: 0-13-707195-7.

SCHUNK, D. H.; USHER, E. L. Barry Zimmerman’s theory of self-regulated learning. In: ZIMMERMAN, B. J.;BEMBENUTTY, H. F., et al (Ed.). Applications of self-regulated learning across diverse disciplines : a tribute to Barry J. Zimmerman. Charlotte, North Carolina: Information Age Publishing, 2013. cap. 1, p.xvii, 474 pages. ISBN 9781623961329 (pbk.); 9781623961336 (hardcover); 9781623961343 (ebook).

WIGGINS, G.; MCTIGHE, J. Understanding by design. Alexandria,Virginia: ASCD, 1998. ISBN 1-4166-0035-3.

ZIMMERMAN, B. J. Theories of self-regulated learning and academic achievement: An overview and analysis. In: ZIMMERMAN, B. J. e SCHUNK, D. H. (Ed.). Self-regulated learning and academic achievement : theoretical perspectives. 2nd. Mahwah, N.J.: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2001. cap. 1, p.1-37. ISBN 0805835601 (alk. paper); 080583561X (pbk. alk. paper).

______. Attaining self-regulation: a social cognitive perspective. In: BOEKAERTS, M.;PINTRICH, P. R., et al (Ed.). Handbook of self-regulation. San Diego, Calif.: Academic Press,, 2005. cap. 2, p.13-39. ISBN 978-012-369519-2; 0-12-369519-8.

ZIMMERMAN, B. J.; PONS, M. M. Development of a Structured Interview for Assessing Student Use of Self-Regulated Learning Strategies. American Educational Research Journal, v. 23, n. 4, p. 614-628, 1986.

Published

2020-02-11

How to Cite

Redaelli, J. C., Vales, J. F. de, Junior, O. F. L., & Passos, J. C. F. dos. (2020). Aprendizagem ativa em curso da pós-graduação da engenharia civil segundo o modelo cíclico da aprendizagem autorregulada / Active learning in postgraduate course of civil engineering according to cyclic self-regulated learning model. Brazilian Journal of Development, 6(2), 6841–6854. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-109

Issue

Section

Original Papers