Infâncias desvalidas no Piauí: Percursos de pesquisa/ Disabled children in Piauí: Research pathways
DOI:
https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-089Keywords:
Infância Desvalida – Fontes Documentais – História SocialAbstract
Este artigo trata do encaminhamento metodológico do meu projeto de tese sobre a Infância Desvalida no Piauí, em perspectiva comparada Brasil-Portugal-Angola, que se encontra em fase de delineamento para qualificação. A abordagem teórico-metodológica utilizada envolve o campo da História Social, cujo referencial tem em Philipe Ariès (1986) um ponto de ancoragem, associado a algumas pesquisas encontradas no Brasil sobre essa temática, a exemplo de Mary Del Priori (1996), Maria Luiza Marcílio (1998) e Laura Alves (2014). Essas leituras permitem auferir que a variedade de sociabilidades e as transformações sociais, políticas e econômicas que atingem cada grupo social constroem uma ideia de infância, estando a noção dessa fase da vida presente com algumas variações em diferentes países. Discute o papel das fontes documentais, a partir de um Inventário Analítico para a definição de percursos e possibilidades da pesquisa posta em movimento. Aponta como resultados, que: 1) sob critério de pertencer à classificação de “Infância Desvalida”, do século XIX aos dias atuais, está a presença ou ausência de direitos e/ou cuidados especiais; 2) o termo “crianças desvalidas” se refere à existência ou inexistência de políticas públicas de assistência, educação e saúde; 3) há a necessidade de contextualização histórica das evidências encontradas nos documentos consultados.
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