Diagnóstico do processo de reestruturação produtiva das famílias de reassentados da usina hidrelétrica de Irapé, Minas Gerais, Brasil / Diagnosis of the productive restructuring process of families resettled at the Irapé hydroelectric plant, Minas Gerais, Brazil

Martionei Leite Gomes, Elida Elizena Carneiro de Matos, Nilton Fernandes de Oliveira, Adriano Campos Lemos, Amanda Cardoso de Oliveira Silveira Cassette

Abstract


O projeto de reassentamento da usina hidrelétrica de Irapé (UHE Irapé), localizada no Rio Jequitinhonha, no Estado de Minas Gerais, executou diferentes soluções a mais de mil grupos familiares envolvidos. O presente estudo objetivou realizar um diagnóstico do processo de reestruturação produtiva das famílias de reassentados remanescentes da UHE Irapé, utilizando-se uma abordagem quantitativa de pesquisa, por meio de um levantamento censitário. Seiscentos e uma famílias foram identificadas como reassentadas, dentre as quais quatrocentas e uma permaneceram em seus locais de reassentamento, sendo possível entrevistar trezentos e sessenta e oito. O diagnóstico do processo de reestruturação produtiva indicou que grande parte das famílias de reassentados remanescentes exercem atividades ligadas ao manejo da terra, contudo, mesmo transcorridos mais de 10 anos desde o início da operação da UHE Irapé, os grupos familiares apresentam dificuldades em sobreviver apenas da exploração da terra e possuem ainda considerável potencial produtivo em suas propriedades, assim como, demonstram interesse em investir.


Keywords


Reestruturação Produtiva, Reassentamento, Hidrelétrica, UHE Irapé.

References


BANCO MUNDIAL. Políticas operacionais: OP 4.12, Involuntary Resettlement. Washington, DC, 2001. Disponível em: < http://siteresources.worldbank.org/OPSMANUAL/Resources/2103841170795590012/op412ortuguese.pdf >. Acessado em: 21 de Outubro de 2019.

BRASIL. Ministério Público Federal. Procuradoria da República em Minas Gerais. Termo de Acordo que celebram o Ministério Público Federal, o Estado de Minas Gerais, a Companhia Energética de Minas Gerais e a Fundação Estadual do Meio Ambiente. Belo Horizonte, 2002.

BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 510, DE 07 DE ABRIL DE 2016. Brasília, DF, 2016. Disponível em: . Acessado em 15 de Outubro de 2019.

CEMIG, Companhia Energética de Minas Gerais. Irapé. Disponível em: < http://www.cemig.com.br/ptbr/A_Cemig_e_o_Futuro/sustentabilidade/nossos_programas/ambientais/Irape/Paginas/usina.aspx>. Acessado em 14 de Outubro de 2019.

EIA/RIMA CEMIG, Estudo de Viabilidade e Relatório de Impacto Ambiental Usina Hidrelétrica de Irapé. Belo Horizonte, Minas Gerais. Dezembro de 1993.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-088

Refbacks

  • There are currently no refbacks.