Avaliação das percepções dos discentes EJA em relação aos docentes e a vivência no âmbito escolar/ Evaluation of the perceptions of the EJA discents in relation to teachers and experience school scope

Jucileide C. P. Lima, Luciana L. Souza, Maria L. T. Lima, Margarete M. G. T. Oliveira, Celene S. Azevedo, Diógenes José Gusmão Coutinho

Abstract


As relações interpessoais entre discentes e docentes, na modalidade EJA, são necessárias e fundamentais para que a aprendizagem aconteça. De modo geral, esta pesquisa tem como objetivo: avaliar as percepções dos discentes EJA em relação aos docentes quanto às contribuições da aprendizagem e à vivência no âmbito escolar. E como objetivos específicos: analisar a vivência dos discentes EJA com todos que compõem a escola; e, delinear as considerações expostas pelos discentes EJA em analogia a (in)disciplina e a vivência familiar. Este estudo pauta-se na problemática: como os discentes EJA avaliam o trabalho docente em sua vivência escolar? Hipoteticamente, verifica-se que os docentes fomentam uma vivência escolar agradável e colaborativa com os discentes, de modo que estes entendam que a educação é uma porta de acesso a melhorias, principalmente na vida profissional e emocional. Este artigo fundamenta-se na LDB nº 9.394/96 e nos pressupostos teóricos de Zampin (2017), Silva (2014), Silva e Moura (2013), Martins e Silva (2011) e Cury (2004). Em termos estruturais, iniciou-se por meio do levantamento bibliográfico, tendo como metodologia exploratória descritiva e abordagem quantitativa e qualitativa, mediante pesquisa de campo e levantamento de dados por questionário semiestruturado que será respondido por 23 discentes que estudam em uma escola pública municipal localizada no interior do Estado de Pernambuco. Diante do que foi apurado, percebe-se que os discentes EJA sentem-se acolhidos pelos docentes, e estes sempre procuram trabalhar de forma que a aprendizagem significativa aconteça.

 


Keywords


Educação de Jovens e Adultos, Percepções discentes, Aprendizagem significativa.

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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-077

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