Índice de estado trófico de um manancial receptor de efluente de estação de tratamento de esgoto baldo – RN / Trophic status index of an effluent waste receiver of baldo sewage treatment station – RN

Authors

  • Patrícia Freire Chagas
  • Karyna Oliveira Chaves de Lucena
  • Maria Patrícia Sales Castro
  • Silvia Helena Lima dos Santos
  • Fernando José Araújo da Silva
  • John Kenedy de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-069

Keywords:

Qualidade de água, Eutrofização, Índice de Estado Trófico.

Abstract

A qualidade de uma determinada água tem relação com o uso e a ocupação do solo na bacia hidrográfica, podendo ser afetada por condições naturais ou por interferência do homem. Devido ao aporte de poluentes através de fontes pontuais e difusas, alguns recursos hídricos têm apresentado alterações na qualidade de suas águas. O impacto mais frequente nos ecossistemas aquáticos é a eutrofização. Este artigo teve como objetivo a avaliação da qualidade das águas superficiais e determinar o índice de estado trófico do Rio Potengi nas proximidades da Estação de Tratamento de Esgoto do município de Natal – RN. Os dados utilizados no desenvolvimento deste trabalho são resultantes do monitoramento da qualidade do esgoto bruto e tratado realizado pela CAERN nas duas estações, no período compreendido entre janeiro de 2017 e dezembro de 2017. Os índices obtidos de estado trófico foram comparados com a classificação de Lamparelli (2004) modificado. A determinação do IET revelou que a qualidade da água do Rio Potengi foi classificada como mesotrófico, apresentando uma concentração média de nutrientes. Porém, vale ressaltar que não houve diferença significativa nos valores de IET dos pontos entre a montante e a jusante do lançamento de esgoto, logo a ETE Baldo não está sendo a principal responsável pela degradação do manancial.

References

APHA, AWWA, WEF, Standard Methods For The Examination Of Water & Wastewater 21st Edition, 2005.

CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Relatório de Qualidade das Águas interiores de São Paulo. São Paulo: CETESB, 2004.

FIA, R., MATOS T. A., CORADI, P. C., RAMIREZ, O. P. Estado trófico da água na bacia hidrográfica da Lagoa Mirim, RS, Brasil. Revista Ambiente e Água, 2009.

LAMPARELLI, M. C. Grau de trofia em corpos d’ água do Estado de São Paulo: avaliação dos métodos de monitoramento. São Paulo: Tese de Doutorado em Ecologia Aplicada. Universidade de São Paulo, 2004.

TOLEDO, J. A. P., TALARICO, M., CHINEZ, S. J., AGUDO, E. G. A aplicação de modelos simplificados para a avaliação do processo da eutrofização em lagos e reservatórios tropicais. Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Balneário Camboriú , Santa Catarina, 1983.

WALT, D. P., FRANÇA, J. B., FERREIRA, A. C. S. Eutrofização dos corpos hídricos. Leitura de Minuto. Secretaria dos Recursos Hídricos, Ceará, 2007.

Published

2020-02-07

How to Cite

Chagas, P. F., Lucena, K. O. C. de, Castro, M. P. S., Santos, S. H. L. dos, Silva, F. J. A. da, & Araújo, J. K. de. (2020). Índice de estado trófico de um manancial receptor de efluente de estação de tratamento de esgoto baldo – RN / Trophic status index of an effluent waste receiver of baldo sewage treatment station – RN. Brazilian Journal of Development, 6(2), 6253–6260. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-069

Issue

Section

Original Papers