Inovação nas relações universidade-empresa no desenvolvimento de projetos / Innovation in university-company relationships in project development

Pedro Jarros Zonta, Patrícia Flores Magnago, Ana Paula Beck da Silva Etges, Paulo Francisco Gomes Ferreira

Abstract


O objetivo geral da presente pesquisa é avaliar o nível de interesse de uma amostra de empresas sobre os meios de operacionalizar a interação universidade-empresa. Essa avaliação foi alcançada através de um estudo realizado com dez respondentes a um questionário quantificado por ranqueamentos. Os resultados demonstram que interações menos inovadoras, como a parceria com disciplinas e projetos de pesquisas são priorizadas. Além disso, se apontou a necessidade de desenvolvimento curricular e dos professores na capacitação de soft skills, como comunicação e engajamento dos alunos, e o foco em linhas de pesquisa relacionadas a fornecer base para a gestão de projetos nas empresas.


Keywords


relações universidade-empresa; parceria; desenvolvimento de projetos; soft skills; linhas de pesquisa.

References


Alam, M., Gale, A., Brown, M., & Khan, A. I. (2010). The importance of human skills in project management professional development. International Journal of Managing Projects in Business, 3(3), 495-516.

Altheman, E., CAMPOS, G. D. (2010). Cooperação universidade-empresa: panorama, empecilhos e proposta para uma universidade ativa e empreendedora. Cobenge 2004.

Azim, S., Gale, A., Lawlor-Wright, T., Kirkham, R., Khan, A., & Alam, M. (2010). The importance of soft skills in complex projects. International Journal of Managing Projects in Business, 3(3), 387-401.

Bella, Ricardo Luiz Fernandes; Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves. (2019). Perspectivas sobre a Responsabilidade Social Corporativa no Desenvolvimento de Produtos. Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE, v. 5, n. 2.

Berni, J. C. A., Gomes, C. M., Perlin, A. P., Kneipp, J. M., & Frizzo, K. (2015). Interação universidade-empresa para a inovação e a transferência de tecnologia. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, 8(2), 258-277.

Chen, T., Fu, M., Liu, R., Xu, X., Zhou, S., & Liu, B. (2019). How do project management competencies change within the project management career model in large Chinese construction companies?. International Journal of Project Management, 37(3).

de Araújo, G. S., Mignone, S. G., & Lima, E. F. (2019). Realidade aumentada virtual e aumentada: aplicando ao ensino a utilização de tecnologias. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 10(2).

de Freitas, H. M., & Becker, J. L. (1995). Uma agenda de pesquisas para a colaboração universidade-empresa em sistemas de informação e de decisão. Revista de Administra&ccdeil; ão da Universidade de São Paulo, 30(2).

de los Ríos-Carmenado, I., Díaz-Puente, J. M., & Martínez-Almela, J. (2011). The effect that project management certification has on employability: agents’ perceptions from Spain. International Conference on Advances in Education and Management, 35-47.

dos Santos, R. C., dos Santos, I. L., & Junior, D. D. S. S. (2019). Análise da Indústria 4.0 como Elemento Rompedor na Administração de Produção. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 11(1).

Ferreira-da-Silva, R. C., & Pinto, S. R. D. R. (2011). Organização de aprendizagem em uma Empresa Júnior. Administração: Ensino e Pesquisa, 12(1), 11-39.

Floris, M., Cuganesan, S. (2019). Project leaders in transition: Manifestations of cognitive and emotional capacity. International Journal of Project Management, 37(3).

Frank, A.G., Dalenogare, L.S., Ayala,N.F. (2019). Industry 4.0 technologies: Implementation patterns in manufacturing companies. International Journal of Production Economics.

Ireland, L. R. (2004). Project manager: the competent professional. Makale, The American Society fort he Advancement of Project Management: www. asapm. org (Ocak 2006).

Katz, R. L. (1974). Skills of an effective administrator. Harvard Business Review, 52(5).

Kumar, S., Hsiao, J. K. (2007). Engineers learn “soft skills the hard way”: Planting a seed of leadership in engineering classes. Leadership and management in engineering, 7(1).

Lee, Y. S. (2000). The sustainability of university-industry research collaboration: An empirical assessment. The journal of Technology transfer, 25(2), 111-133.

Lima, L. A., Oliveira, L. P., da Silva Tenório, L. X., Py-Daniel, S. S., Fernandes, T. L., Ghesti, G. F., & da Silva, M. L. (2019). Desenvolvimento tecnológico e a maturidade das pesquisas no âmbito das instituições de pesquisa científica e tecnológica–icts no brasil. Cadernos de Prospecção, 12(1), 31.

Martins, J. C. C. (2017). Soft Skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos. Brasport.

Melo, Maria Rita Aragão et al. (2019) Comportamento Do Consumidor: percepção da relação consumo e meio ambiente. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação, v. 2, n. 1.

Miguel, P. A. C. (2007). Estudo de caso na engenharia de produção: estruturação e recomendações para sua condução. Revista Produção, 17(1), 216-229.

Murti, Ashutosh Bishnu (2014). IUP Journal of Soft Skills; Hyderabad 8(3) 32-36.

Muzio, E., Fisher, D. J., Thomas, E. R., Peters, V. (2007). Soft Skills Quantification (SSQ) Foi Project Manager Competencies. Project Management Journal, 38(2), 30-38.

Noveli, M., Segatto, A. P. (2012). Processo de cooperação universidade-empresa para a inovação tecnológica em um parque tecnológico: evidências empíricas e proposição de um modelo conceitual. RAI Revista de Administração e Inovação, 9(1), 81-105.

Pant, I., Baroudi, B. (2008). Project management education: The human skills imperative. International journal of project management, 26(2), 124-128.

Peixoto, Mariana Marinho da Costa Lima et al. (2019). Dialética entre a Produção e o Consumo: uma análise histórica das mudanças ideológicas e a ascensão do consumo sustentável. REASU-Revista Eletrônica de Administração da Universidade Santa Úrsula, 3(2).

Portela, J. (2012). Sobre o ensino na Universidade: Notas esparsas. Revista de Ciências Agrárias, 35(2), 171-183.

Renaud, J., Houssin, R., Gardoni, M., Armaghan, N. (2019). Product manual elaboration in product design phases: Behavioral and functional analysis based on user experience. International Journal of Industrial Ergonomics, 71, 75-83.

Sääksjärvi, M., Hellén, K. (2018). Idea selection using innovators and early adopters. European Journal of Innovation Management.

Schulz, B. (2008). The importance of soft skills: Education beyond academic knowledge. Nawa Journal of Communication, 2(1), 146-154.

Segatto-Mendes, A. P. (1996). Análise do processo de cooperação tecnológica universidade-empresa: um estudo exploratório (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Shin, Y. S., Lee, K. W., Ahn, J. S., & Jung, J. W. (2013). Development of internship & capstone design integrated program for university-industry collaboration. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 102, 386-391.

Souza, J. S., Miyazaki, V. K., Enoque, A. G. (2019). Reflexões acerca do consumo verde e sustentável na sociedade contemporânea. Cadernos EBAPE. BR, 17(2), 403-413.

Souza, M. V. D. D. (2019). Fatores favoráveis e desfavoráveis para manter um empreendimento do setor de cervejarias artesanais do sul de Santa Catarina.

Stal, E., Fujino, A. (2005). As relações universidade-empresa no Brasil sob a ótica da Lei de Inovação. RAI-Revista de Administração e Inovação, 2(1), 5-19.

Suresh, K. E. (2010). Communication Skills and Soft Skills: An Integrated Approach (With Cd). Pearson Education India.

Thornton, S. C., Henneberg, S. C., Leischnig, A., & Naudé, P. (2019). It's in the Mix: How Firms Configure Resource Mobilization for New Product Success. Journal of Product Innovation Management.

Turner, J. R., & Müller, R. (2005). The project manager's leadership style as a success factor on projects: A literature review. Project management journal, 36(2), 49-61.

van Esch, P., Arli, D., Gheshlaghi, M. H., Andonopoulos, V., von der Heidt, T., & Northey, G. (2019). Anthropomorphism and augmented reality in the retail environment. Journal of Retailing and Consumer Services, 49, 35-42.

Zhu, F., Wang, L., Sun, M., Sun, X., & Müller, R. (2019). Influencing factors of horizontal leaders' role identity in projects: A sequential mixed method approach. International Journal of Project Management.

Zielinski, D. (2005). Soft Skills, Hard Truths How the project-management discipline is rediscovering the power and importance of old-fashioned people skills. TRAINING-NEW YORK THEN MINNEAPOLIS THEN NEW YORK-, 42(7), 18.

Zuo, J., Zhao, X., Nguyen, Q. B. M., Ma, T., & Gao, S. (2018). Soft skills of construction project management professionals and project success factors: A structural equation model. Engineering, Construction and Architectural Management, 25(3), 425-442.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-060

Refbacks

  • There are currently no refbacks.