Revitalização de rios urbanos: estudo de caso bacia do rio Belém, Curitiba-PR / Revitalization of urban rivers: case study of the belém river Belém, Curitiba-PR

Carlos Mello Garcias, Harry Alberto Bollmann, Alessandro Bertolino, Liz Ehlke Cidreira

Abstract


A expansão crescente e descontrolada das grandes metrópoles vem causando malefícios sociais e ambientais cada vez mais graves. Como exemplo, cita-se a depredação dos rios urbanos, a qual exige uma reação imediata da sociedade, buscando a reversão deste quadro ambiental tão degradante nos ambientes urbanos. Por razões hoje inadmissíveis, os rios urbanos foram, devido à ausência de infraestrutura de saneamento básico, usados como canais de condução dos esgotos das cidades. As condições sanitárias estão comprometidas e os rios são escondidos devido às suas péssimas condições de salubridade e por atestarem o seu real estado de abandono. As enchentes nos ambientes urbanos por si só já são uma calamidade que associado à poluição e contaminação das águas passam a ser continuamente uma preocupação com o risco à saúde pública. O objetivo deste artigo é chamar a atenção da sociedade para a urgência de se reverter esta situação, destacando o estudo de caso do rio Belém em Curitiba-Pr. As desculpas contínuas da falta de recursos financeiros não podem mais ser aceitas em nome da salubridade ambiental das cidades.


Keywords


Revitalização de rios urbanos; rios urbanos; poluição dos rios.

References


BILBAO, D.; GARCIAS, C. M. Programa Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção na Bacia do Belém: Identificação e Geo-referenciamento de pontos para a poluição pontual e difusa no trecho inicial do Rio Belém – das nascentes ao Parque São Lourenço. Relatório Final. PIBIC/CNPq, 46p. 2006.

CONNOLLY, J. F. Rio Anacostia: Whashington, DC, Estados Unidos. In: MACHADO. Revitalização dos rios no mundo, 2010.

GARCIAS, C. M. Externalidades do saneamento urbano. Olam Ciência e Tecnologia. AnoVII, vol7,nº2,pg208. Disponível em http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index. php/olam/issue/view/666, Acesso em fev 2011.

GARCIAS, C. M.; CIDREIRA L. E Poluição difusa em ambientes urbanos: cádmio, chumbo e mercúrio. Anais XXXIII Congresso interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS, Salvador BA. 2012.

KNOPKI, P. B.; BOLLMANN, H. A. Avaliação da qualidade de vida dos moradores da bacia hidrográfica do rio Belém e sua relação com variáveis ambientais. 2008. 94 f. TCC (Engenharia Ambiental) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2008.

LISBOA, Apolo Heringer. Projeto Manuelzão: uma experiência de revitalização de rios em Minas Gerais, Brasil. In: MACHADO. Revitalização dos rios no mundo, 2010.

SCHAFER, A. Fundamentos de Ecologia e Biogeografia das águas continentais. Porto Alegre: Ed. da Universidade, 1985.

SOTTORIVA, E. M; GARCIAS, C. M. Poluição difusa por compostos inorgânicos: avaliação dos componentes do amianto presente nas telhas de fibrocimento e nos freios de veículos. Ambiente Construído (Online), v. 11, p. 89-97, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-058

Refbacks

  • There are currently no refbacks.