Aprendizagem significativa: os materiais didáticos como recurso metodológico de ensino / Significant learning: teaching materials as a methodological resource for teaching

Authors

  • Ana Lúcia de Souza Lopes
  • Amanda Porfirio

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-038

Keywords:

Material didático, Aprendizagem significativa, Matemática.

Abstract

As inovações tecnológicas demandam novos desafios, principalmente no âmbito educacional. A medida em que a sociedade se desenvolve, os recursos pedagógicos precisam ser modificados a fim de acompanhar as transformações da nova era. Considerado um dos principais recursos metodológicos de ensino, os materiais didáticos, a priori, estimulam o interesse dos alunos, apresentando os conteúdos de modo mais dinâmico. O objetivo desta pesquisa é compreender como tais materiais são potencialmente significativos para alunos e de que maneira incentiva a autonomia do professor em sala de aula. Para tanto, elaboramos um instrumento de comparação de maneira sistemática e organizada com resultados e conclusões obtidas a partir do embasamento em teóricos de relevância nas discussões sobre o assunto. A análise contempla dois materiais didáticos, do aluno e do professor, para 3º ano do ensino fundamental da área matemática, ambos comercializados na rede privada. A pesquisa se limita a estudar as unidades, que se referem as quatro operações básicas, em sua totalidade. De modo a refletir sobre a importância da produção e uso dos materiais didáticos em sala de aula, para que a apropriação dos conceitos matemáticos seja efetiva e significativa, sem prejuízos no protagonismo dos alunos e na prática docente. Por fim, identificamos diferenças consideráveis nos resultados entre as abordagens do material apostilado e das propostas do material didático.

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Published

2020-02-05

How to Cite

Lopes, A. L. de S., & Porfirio, A. (2020). Aprendizagem significativa: os materiais didáticos como recurso metodológico de ensino / Significant learning: teaching materials as a methodological resource for teaching. Brazilian Journal of Development, 6(2), 5816–5828. https://doi.org/10.34117/bjdv6n2-038

Issue

Section

Original Papers